Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Lista dos objetos > 27 - Santa Inês
Início do conteúdo da página

27 - Santa Inês

Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2019, 11h56 | Última atualização em Quarta, 17 de Julho de 2019, 11h37 | Acessos: 580



Madeira policromada, século XIX

Lisboa, Portugal

Escultura em madeira policromada com douramento que carrega na mão esquerda um livro de Viscondessa do Livramento, do século XIX, que representa Santa Inês. Pertenceu à Inês Escolástica Pessoa de Mello, que foi casada com o Barão e Visconde de Tabatinga, engenho de Timbó – Maranguape PE, Domingos Francisco de Souza Leão, também seu primo. Aquisição feita por compra, processo realizado em parceria com Severina Lima e Silva, pelo Museu do Açúcar, em 9 de agosto de 1967. 

A família Souza Leão foi detentora de grande percentual dos engenhos de açúcar no estado de Pernambuco, emplacando sempre representantes das suas províncias em cargos de poder no estado. Ligados a matriz religiosa católica, a Santa Inês era uma santa presente e devotada principalmente pelas mulheres da família. 

Santa Inês foi uma mártir Católica e patrícia romana, executada durante a perseguição de Diocleciano e venerada como santa mais tarde pela igreja católica ortodoxa. Fiéis acreditam em sua aparição depois de morta, perto do seu túmulo, radiante, segurando um cordeirinho no braço e o livro, com anjos que anunciavam sua felicidade no céu. 

Luigi Miranda e Marília Bivar 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.