Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Lista dos objetos > 33 - Apito do Milésimo Gol de Pelé
Início do conteúdo da página

33 - Apito do Milésimo Gol de Pelé

Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2019, 12h10 | Última atualização em Quarta, 17 de Julho de 2019, 11h42 | Acessos: 616



Baquelite, 1969

Rio de Janeiro

33

Objeto feito em resina de plástico, tem sua história ligada ao feito do milésimo gol de Pelé como jogador profissional de futebol, na partida realizada no Rio de Janeiro no dia 19 de novembro de 1969, no Estádio do Maracanã, um templo do futebol, pela taça de Prata. 

A partida estava sendo narrada pelo comentarista Jota Soares. O gol foi realizado por Pelé que jogava pelo Santos, em uma cobrança de pênalti marcado contra o Vasco aos 32 minutos do segundo tempo. Na defesa estava Andrada, goleiro argentino, contratação recente na época pelo Vasco. A imagem de Andrada socando o gramado após não conseguir segurar o gol que sem dúvidas entraria para história é sempre revivida na memória do esporte. Aquele era o milésimo gol do rei do futebol, primeiro homem a marcar mil gols em campeonatos regulares. 

O apito hoje encontra-se sob a salvaguarda do Museu do Homem do Nordeste. Tendo sido parte da coleção do cronista esportivo pernambucano Jota Soares, adquirida pela Coordenação-Geral de Estudos da História Brasileira - Rodrigo Melo Franco de Andrade (CEHIBRA) por meio de compra, em 2008 foi transferido para o Muhne e se tornou uma das peças mais emblemáticas do acervo. 

Luigi Miranda e Marília Bivar 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.