Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

34 - Músicos

Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2019, 12h11 | Última atualização em Quarta, 17 de Julho de 2019, 11h43 | Acessos: 389



Zé Caboclo (José Antônio da Silva)

Cerâmica, 1966
Caruaru, Pernambuco

Trata-se de uma escultura em barro policromado, de 18 cm de altura, representando dois músicos sentados em um banco; um deles porta uma viola e o outro, um reco-reco. A obra foi comprada em 22 de junho de 1966, na Feira de Caruaru, provavelmente das mãos do autor que, como alguns artesãos do Alto do Moura, vendiam e ainda vendem pessoalmente sua produção naquela Feira, principalmente os que são da família Zé Caboclo, herdeiros e continuadores da obra do mestre. 

José Antônio da Silva (1921-1975), José Caboclo, ou simplesmente Zé Caboclo, como costumava assinar suas peças, nasceu e viveu em Caruaru. Tornou-se, juntamente com Manuel Eudócio, um dos alunos prediletos do Mestre Vitalino quando este foi morar na localidade do Alto do Moura. Provavelmente, a peça Músicos compõe um conjunto de Bumba-meu-Boi, como parecem atestar anotações na ficha: abaixo do título, ‘Bumba-meu-Boi' e, ao lado do valor, ‘conjunto’. Foi adquirida para o Museu de Antropologia e registrada sob o número 66.103.1, que indica o ano de 1966 como sua data de incorporação ao acervo permanente daquele Museu que, em 1979, iria, juntamente com o Museu do Açúcar e o Museu de Arte Popular formar o Museu do Homem do Nordeste. 

Síntese a partir do texto de autoria de Vânia Dolores para a publicação 40 Anos em 40 Peças, comemorativa aos 40 anos do Muhne, a ser lançada em breve.

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.