Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

35 - Pífano

Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2019, 12h13 | Última atualização em Quarta, 17 de Julho de 2019, 11h44 | Acessos: 562



Madeira e metal, século XX

Alagoas

35

A peça em destaque, Pífano, é parte integrante do Terno de Pífano, composto por Zabumba, Tarol ou Caixa Clara, Ganja e Prato. Conjunto de instrumentos da orquestra de engenho, o material exposto pertenceu ao “esquenta-mulher” de Mestre Chico Cotó de Maceió/Al, grupo que esteve há anos em Recife Club de Pernambuco e que inspirou o frevo “esquenta mulher” de Nelson Ferreira. 

O pífano é tocado como uma flauta transversal, embora tenha tipos de execução de frente como flauta doce. A palavra vem do alemão “pfeiffe”, com outras variáveis, remetendo a sopro ou assovio. Como é um instrumento artesanal não padronizado possui sons também não padronizados, sendo assim uma soma de influencias indígena e africano. 

O instrumento tradicional de Alagoas, foi adquirido por meio de doação ao Museu de Açúcar, com a colaboração do professor Theo Brandão. Todo em taboca (bambu nativo do Brasil) e partes em metal, o instrumento apresenta uma conservação regular, com traços apenas de deteriorização temporal. 

Luigi Miranda e Marília Bivar 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.