Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Lista dos objetos > 37 - Mamulengo de Vara
Início do conteúdo da página

37 - Mamulengo de Vara

Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2019, 12h17 | Última atualização em Quarta, 17 de Julho de 2019, 11h45 | Acessos: 1746



Luiz da Serra

Madeira policromada e tecido, Século XX
Vitória de Santo Antão, Pernambuco

A peça Mamulengo de Vara do mestre mamulengueiro pernambucano Luiz da Serra, de Vitória de Santo Antão, está relacionada a uma manifestação cultural característica da região nordeste, o Teatro de Mamulengo. A depender do estado no qual seja praticado ou apreciado, pode vir a ter outras denominações, tais como, Babau, João Redondo, e Cassimiro Coco. 

O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste - Mamulengo, Babau, João Redondo, e Cassimiro Coco, foi reconhecido oficialmente como patrimônio cultural do Brasil em 5 de março de 2015, o que vem a contribuir na salvaguarda desse tipo de manifestação artística e popular da região nordeste. A peça datada de 1988 pertenceu à coleção do grupo “Mamulengo Só-Riso” que iniciou as atividades em junho de 1975, em Juazeiro do Norte no Ceará, mas foi em Olinda que fixou sua sede. 

A peça Boneco é feita de madeira, tinta e tecido. Os Mamulengos típicos são confeccionados para serem bonecos de luva. Geralmente possuem a cabeça de madeira sendo o corpo costurado em tecido. O mamulengueiro os veste na mão e os movimentos são feitos com o dedo indicador colocado na cabeça do boneco, e o polegar e dedo médio, nos braços. A peça em questão é um títere de manipulação por vareta, o que acarreta uma maneira diferente de animar. As varetas são presas aos membros do boneco e o animador, oculto, dá vida movimentando-as com as mãos. 

Síntese a partir do texto de autoria de Cleyton Nóbrega para a publicação 40 Anos em 40 Peças, comemorativa aos 40 anos do Muhne, a ser lançada em breve.

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.