Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Lista dos objetos > 38 - Barco Rabêlo
Início do conteúdo da página

38 - Barco Rabêlo

Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2019, 12h18 | Última atualização em Quarta, 17 de Julho de 2019, 11h45 | Acessos: 590



Madeira e tecido, 1952

Porto, Portugal 

A peça em miniatura Barco Rabêlo tem seu passado ligado ao transporte de pipas de vinho (recipientes similares a barris) em Portugal. Essas embarcações navegavam do alto do Rio D’ouro até o Porto, onde as pipas eram armazenadas para futura comercialização com outras embarcações que ali atracavam. 

Atualmente, um exemplar deste tipo de barco pode ser encontrado à margem da cidade do Porto, com seu uso ligado a eventos da cidade, festas populares e passeios turísticos de travessias do rio e visitas a casas de produção de vinho da região. 

A peça apresenta uma dedicatória em sua vela, tendo sido presenteada a Gilberto Freyre pelo cônsul de Portugal Antônio Pinto Machado. Posteriormente foi doada por Freyre ao Museu de Antropologia em 1961, tendo sido colocada em exposição, agregando ao valor sentimental latente os valores histórico e artístico. 

Gilberto Freyre foi sociólogo, antropólogo e escritor, nascido no Recife, Pernambuco. Considerado um dos pioneiros das ciências sociais no país, desde muito cedo idealizava a constituição de um museu local, que representasse as gentes da Região Nordeste. Foi um dos idealizadores do I Congresso Regionalista do Nordeste, em 1926, e protagonista no projeto de criação do Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, atual Fundação Joaquim Nabuco, em 1949. 

Marília Bivar e Luigi Miranda 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.