Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Lista dos objetos > 39 - Moenda Bolandeira
Início do conteúdo da página

39 - Moenda Bolandeira

Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2019, 12h19 | Última atualização em Segunda, 15 de Julho de 2019, 11h18 | Acessos: 1306



Madeira, 1875

Origem não identificada

A Moenda é um aparelho utilizado para moagem da cana de açúcar, também denominado engenho, moinho ou bolandeira. Feita em madeira maciça e metal, movida a partir da tração animal, é uma peça representativa dos engenhos de cana de açúcar do nordeste brasileiro que existiram em Pernambuco desde o século XVI. 

A utilização dessas máquinas na produção açucareira, perdurou longo tempo, por isso deve-se considerar o fator temporal nas mudanças em seu modo de funcionamento, trazendo modificações, sendo estas a da utilização de peças simples confeccionadas artesanalmente, para peças produzidas em fábricas de fundição. 

A peça que faz parte do acervo do Museu do Homem do Nordeste se caracteriza por possuir três rolos horizontais, é datada de 1875 e pertenceu a um engenho paraibano. No ano de 1972, foi comprada pelo proprietário de uma fazenda localizada no povoado de Pau Ferro - BA, onde foi utilizada durante décadas no fabrico de aguardente. Depois de alguns anos sem uso, foi comprada pela produtora de cinema Vídeo Filmes, sediada no Rio de Janeiro, que a restaurou e a usou na gravação do filme “Abril Despedaçado”, uma adaptação da obra do escritor albanês Ismail Kadaré. Após o término das filmagens a Vídeos Filmes doou a Moenda à Fundação Joaquim Nabuco. 

Enerson Antônio e Marília Bivar 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.