Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Lista dos objetos > 40 - Jangada José Lima Verde
Início do conteúdo da página

40 - Jangada José Lima Verde

Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2019, 12h21 | Última atualização em Quarta, 17 de Julho de 2019, 11h46 | Acessos: 711



Madeira, 1972

Fortaleza, Ceará



No dia 16 de julho de 1972, cinco cearenses partiram de Fortaleza a bordo da Jangada José Lima Verde, em direção à Ilha Bela, São Paulo. Era plena ditadura militar, e os destemidos jangadeiros José Eremilson Severiano Silva, Edmilson Sales Silva, Benedito Lopes de Sousa, Aristófanes Bilac de Carvalho e José Mariano da Silva tinham como objetivo levar a jangada até Brasília, em carretas, e oferecê-la ao Presidente Médici, como homenagem do Ceará ao aniversário de 150 anos da independência do Brasil. Este era, ao menos, o pretexto para a viagem, uma vez que para os jangadeiros o que ela realmente representava era a esperança de melhores condições de vida. Eles queriam atrair a atenção de Médici para as dificuldades enfrentadas pelos de seu ramo de trabalho, além de trazer um destaque nacional ao Ceará. 

O Presidente Médici doou a jangada José Lima Verde ao Museu Histórico Nacional (RJ) em novembro de 1972. Onze anos depois, o museólogo Mário Chagas fez um acordo com o Museu Histórico Nacional para que ela fosse enviada ao Museu do Homem do Nordeste, retornando à sua origem nordestina. O transporte foi feito com o apoio do 1º Exército, da Marinha Brasileira e do Corpo de Bombeiros do Recife, e assim a jangada tornou-se parte do acervo do MUHNE, junto com dois remos, uma âncora e uma vela, desde abril de 1984. 

Recentemente a Jangada passou por processo de restauração gerenciado e fiscalizado pelo Laboratório de Pesquisa, Conservação e Restauração de Documentos e Obras de Arte (Laborarte) juntamente com a coordenação do Museu do Homem do Nordeste. 

Marília Bivar e Isabel Menezes 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.