Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > NOTÍCIAS > IV Seminário dos Programas Institucionais e Curso de Especialização tematizam Práticas Museais e Comunidades
Início do conteúdo da página

IV Seminário dos Programas Institucionais e Curso de Especialização tematizam Práticas Museais e Comunidades

Publicado: Segunda, 07 de Outubro de 2019, 11h30 | Última atualização em Segunda, 07 de Outubro de 2019, 11h30 | Acessos: 473

 O IV Seminário dos Programas Institucionais, promovido pela Fundaj em 20 de junho de 2018, na Sala Calouste Gulbenkian, teve como foco palestras voltadas para as pesquisas desenvolvidas no PI 4 Territórios de Educação e Cultura, com temáticas museológicas pertinentes às questões e práticas sociocomunitárias.
 Na mesma perspectiva, desde 2002 o Museu do Homem do Nordeste da Fundaj promove debates e ações sobre processos museológicos sociocomunitários, as quais contribuem ativamente para o debate da criação de museus e iniciativas comunitárias de cultura, memória e patrimônio em Pernambuco.  Sua ação mais destacada nesse tema, foi a implantação do Curso de Especialização em Museus, Identidades e Comunidades,  que tem como objetivo formar especialistas capazes de atuar em museus comunitários, ecomuseus e iniciativas ao qual incorporem a reflexão crítica sobre as práticas museais sociocomunitárias. Além integrar e imergir a sociedade em sua própria cultura local, as propostas de intervenção já incluem projetos fora do estado de Pernambuco, contribuindo para a multiplicação de ideias proporcionadas pelo curso. Com Aula Final prevista para 21 de novembro de 2019, o curso integrou temáticas importantes, desde 2018, que se desenvolverão nos trabalhos de conclusão: espaços de memória nas comunidades; museus e tecnologia; ecomuseus e economuseus; experiências educativas, entre tantas outras.

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.