Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > NOTÍCIAS > PROGRAMA INSTITUCIONAL EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: Balanço 2016
Início do conteúdo da página

PROGRAMA INSTITUCIONAL EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: Balanço 2016

Publicado: Sexta, 10 de Março de 2017, 11h23 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 20h23 | Acessos: 840

No final de 2016 iniciaram-se as atividades de projetos de pesquisa,  difusão e formação aprovados pelo Contec referentes ao PI Educação e Relações Étnico-raciais.

No projeto Trocas Atlânticas foi realizada a primeira sessão do Encontro AfroDiásporas, para discussão de abordagens teórico-metodológicas a serem implantadas na pesquisa. Também no âmbito do projeto Trocas foi realizado no dia 7 de dezembro, juntamente com Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros-NEAB da UFPE, o evento Conexões AfroAtlânticas: educação, linguagens e novas mídias sociais no combate ao racismo que teve a participação do Grupo Kanteatro, formado por alunos de escolas municipais os quais encenaram um espetáculo teatral juntamente com integrantes do Centro Cultural Nação Ogan. O evento, que teve a participação do rapper Marcelo Duguettu (RJ) e a documentarista Yane Mendes do coletivo Favela News, foi voltado para alunos de escolas públicas. 

No projeto Religião, Gênero e Habilidades Sociais: Considerações acerca da Condição Feminina no Protestantismo Brasileiro foi realizada pesquisa de campo, com entrevistas em Recife e na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 

O Seminário em Rede Educação e Relações Étnico-Raciais teve sua segunda edição em setembro, sob o tema “Etnicidade, Gênero e Educação”, em sessão conjunta com o II Seminário Audre Lorde “Mulheres Negras Construindo Conhecimento”, em parceria entre o PI e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidades Audre Lorde - GEPERGES/UFRPE.

Na área de formação, foi realizado o Primeiro Módulo (20h)  que integra o Projeto de Cursos de Curta Duração em História da África Contemporânea, o qual ocorreu nos dias 10 de dezembro de 2016 e 13/14 de janeiro de 2017. Também foi realizado um curso de curta duração (4h) sob o título “Religião, Gênero e Relações Étnico-Raciais: Um Enfoque Sociológico”, durante a segunda edição do Seminário em Rede, vinculado ao projeto Religião, Gênero e Habilidades Sociais.

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.