Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pecuária adaptada a climas secos > Primeiro caprino transgênico é do Ceará
Início do conteúdo da página

Primeiro caprino transgênico é do Ceará

Publicado: Segunda, 17 de Junho de 2019, 09h14 | Última atualização em Segunda, 17 de Junho de 2019, 09h14 | Acessos: 381

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=41751

 

Diário da Nordeste

 

20/10/2006


É cearense o primeiro caprino transgênico da América Latina. O bicho, batizado de "Carlos", foi criado pelo Laboratório de Fisiologia e Controle de Reprodução da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e nasceu em julho último, mas só teve a confirmação de que era realmente transgênico, através de exame de DNA, recentemente

Na próxima segunda-feira, às 14h30min, o grupo de pesquisadores da Uece e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), responsáveis pelos estudos e técnicas aplicadas, vai fazer a apresentação do animal.

A idéia principal do projeto, conforme o professor pesquisador Vicente José de Figueiredo Freitas, responsável pelo laboratório, é utilizar a cabra como uma farmácia viva, produzindo proteína de uso terapêutico na medicina humana através de sua glândula mamária.

No embrião foi injetado a proteína humana Fator Estimulante das Colônias de Granulócitos, muito utilizada em tratamentos para pessoas com imunodeficiência, como por exemplo, portadores do vírus HIV e pacientes quimioterápicos e que o Brasil importa a custos elevados.

A intenção, conforme Vicente de Figueiredo, é que a cabra passe a produzir a proteína humana, extraída através do leite, com qualidade confiável e de custos mais acessíveis, já que um tratamento completo com a proteína custa cerca de US$ 2 mil.

"Trata-se de um projeto que teve um elevado grau de sucesso. Dos 14 filhotes que nasceram, um deles é transgênico. Isso mostra que a equipe de pesquisadores tem controle total da técnica. É um feito para a nossa Universidade", disse Figueiredo.

Ele destaca que ainda vão demorar alguns anos até que mais estudos fiquem prontos e possibilitem que a proteína produzida pelas cabras transgênicas esteja disponível para uso terapêutico no mercado brasileiro, beneficiando inúmeros pacientes que precisam do medicamento.

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.