Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pecuária adaptada a climas secos > Quais são os melhores capins para plantar no clima semiárido?
Início do conteúdo da página

Quais são os melhores capins para plantar no clima semiárido?

Publicado: Terça, 01 de Setembro de 2020, 16h49 | Última atualização em Terça, 01 de Setembro de 2020, 16h49 | Acessos: 4974

https://www.girodoboi.com.br/noticias/quais-sao-os-capins-mais-tolerantes-a-seca/

31/03/2020

capim-buffel-grass-biloela-clima-seco

Nesta terça, 31, o engenheiro agrônomo Wagner Pires, pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP e consultor do Circuito da Pecuária, respondeu à dúvida de Dercival Freire, de Cabrobó, no sertão pernambucano. O produtor busca saber qual a melhor variedade de capim para as características da região onde está a sua fazenda, no sertão do São Francisco em Pernambuco, pleno clima semiárido.

“A gente tem gramíneas que você pode plantar aí no sertão do Pernambuco, mas tem que chover um pouquinho, Dercival. Quais as gramíneas que toleram um baixo índice de chuva, algo em torno de 300 mm por ano? Um muito bom que você pode plantar é o buffel grass biloela, ele aguenta bastante, é bastante produtivo, mas ele vai dar capim somente na época das águas e aí chega na seca ele sofre e não produz. Outro capim que você pode plantar é o urocloa. O urocloa é muito bom, um material excelente também produz muito na época das águas, produz semente também, ele é bastante resistente, bastante tolerante à seca. Mas chega na seca, também se acaba. Outro capim capim que você pode plantar que é muito tolerante ao estresse hídrico é o andropogon. O andropogon tem um sistema radicular bastante profundo e ele consegue tolerar a seca. Um outro capim que você poderia plantar também a Brachiaria decumbens. Brachiaria decumbens é um braquiária boa, é uma braquiária que tolera bastante, muito plantada no Nordeste brasileiro. A partir do ano que vem nós vamos ter saindo no mercado, provavelmente se sair o registro dela, uma braquiária chamada camelo. Esta braquiária é nova que vai ser lançada, um híbrido que vai ser lançado no mercado e ele tolera até 300 mm de chuva também, bastante tolerante, e aí nós vamos lembrar de você e recomendar esta braquiária para você plantar”, listou Pires.

O agrônomo fez ainda outra recomendação ao pecuarista para aumentar a sua produtividade. “Não esqueça, meu amigo, de jogar um adubinho na época das águas para aumentar o enraizamento do seu capim e ter uma vida melhor em plena seca”, finalizou.

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.