Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pecuária adaptada a climas secos > Fazenda Carnaúba, em Taperoá (PB), amplia sua área de produção pecuária(Setempro 2016)
Início do conteúdo da página

Fazenda Carnaúba, em Taperoá (PB), amplia sua área de produção pecuária(Setempro 2016)

Publicado: Terça, 01 de Agosto de 2017, 10h57 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h35 | Acessos: 594

A Fazenda Carnaúba, de Manelito Dantas Vilar, possui, em sua área Norte, uma magnífica serra. Em cima dessa serra, o ambiente natural é singular, com mais umidade, o que possibilita a existência de solos férteis e a presença de uma caatinga arbórea. Mesmo com solos diferenciados e ambiente mais úmido, o local se torna emblemático ao desenvolvimento de sistemas de produção, pela dificuldade que se tem no acesso à água, em volumes suficientes às necessidades da pecuária local.

Tentativas de encontrar água foram empreendidas – em número de 3 -, mas com pouco êxito. Os poços (cacimbões) ali escavados apresentaram pouca água, ao ponto de secarem no período de estiagem.

Uma solução foi encontrada, através da construção de um adutora, de cerca de 4,8 km de extensão, trazendo a água de um poço existente próximo à sede da fazenda, até o topo da serra, com vazão de cerca de 5 m³/hora, com a água de razoável qualidade – em torno de 1.000 microsimens/cm, de condutividade elétrica – e utilizada na fazenda para o abastecimento de fins diversos, inclusive para beber.

Leia o artigo completo aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.