Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pecuária adaptada a climas secos > A Caprinocultura no Semiárido, artigo de Manelito Dantas Vilar (Dezembro 2012)
Início do conteúdo da página

A Caprinocultura no Semiárido, artigo de Manelito Dantas Vilar (Dezembro 2012)

Publicado: Terça, 01 de Agosto de 2017, 10h55 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h35 | Acessos: 541

O solo é bom e, nele, tudo dá, desde que seja adequado ao clima. Bons exemplos existem por todos os lados. Só os comandantes-do-atraso não enxergam.

O bom calor tropical

Não temos um terço do tempo sob friagens radicais e neves espessas. O zootecnista inglês T. R. Preston(1977) num ensaio designado "Estratégia para produção de bovinos nos Trópicos", garantia que "... os trópicos oferecem possibilidade de rendimento por unidade de área e de viabilidade econômica, que superam em muito as perspectivas atuais e mesmo futuras dos países de clima temperado". Adiante, criticando: ".... as crenças ensinadas nos compêndios de Zootecnia sobre a especialização de bovinos para produzir leite ou carne", propõe que se confie"... sobretudo na função do rúmen" e não se ponham os animais a competir com o Homem pelo consumo de cereais e, por fim, afirma que "... já que necessitamos tanto de carne como de leite, a base de toda a estratégia pecuária racional é considerar as duas produções conjuntamente", fundamentando a genética de dupla aptidão. 

Leia o artigo completo aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.