À flor da pele - A violência do preconceito, dirigido às crianças negras na escola (Waléria Menezes) ,2003
Nome da pesquisa: À flor da pele - A violência do preconceito, dirigido às crianças negras na escola
Ano: 2003
Coordenadora: Waléria Menezes
Equipe de Pesquisa: Waléria Menezes
Instituições Financiadoras: FUNDAJ
Resumo: O presente estudo buscou compreender como se constroem as relações raciais no espaço escolar e como isso repercute na construção da identidade de crianças negras com idade entre nove e onze anos, que estão cursando o Ensino Fundamental 1 de uma escola pública. Um outro sujeito incluído na amostra foi o professor, isso se deve ao reconhecimento da sua importância na construção das relações interétnicas,rompendo com a lógica racista que segrega, exclui a população negra. A metodologia adotada foi do tipo qualitativa, incluindo nos instrumentos de coleta de dados questionários e entrevistas semi-estruturadas. Para chegar ao objetivo foi observado como as relações entre as crianças brancas e negras eram estabelecidas, e qual o discurso/postura do professor sobre situações tensionais dentro e fora da sala de aula. Foi percebida a falta de reconhecimento dos educadores da escola como um espaço de descriminalização racial, levando, que muitas situações preconceituosas ficassem sem uma intervenção adequada, gerando a exclusão das crianças negras do espaço escolar. Ao final da pesquisa, foi realizada uma oficina de trabalho com os professores, que tanto pudesse dar um retorno dos resultados encontrados, quanto familiarizar os professores com a temática racial, destacando a sua importância da quebra da lógica racista.
Palavras-chave: Preconceito Racial; Criança Negra; Educação; Professor
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