Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pesquisas em 2010- Atualmente > A interiorização recente das instituições públicas e gratuitas de ensino superior no Nordeste: Efeitos e mudanças (Patricia Bandeira de Melo), 2014.
Início do conteúdo da página

A interiorização recente das instituições públicas e gratuitas de ensino superior no Nordeste: Efeitos e mudanças (Patricia Bandeira de Melo), 2014.

Publicado: Quarta, 17 de Mai de 2017, 11h08 | Última atualização em Quinta, 25 de Abril de 2019, 11h46 | Acessos: 1007

Nome da Pesquisa: A interiorização recente das instituições públicas e gratuitas de ensino superior no nordeste: Efeitos e Mudanças

Data: 2014

Instituição FInanciadora: FUNDAJ

Equipe da Pesquisa: Alexandre Zarias (FUNDAJ); Andresa Lydia da Silva Firmino (FUNDAJ); Cátia Wanderley Lubambo (FUNDAJ); Darcilene C. Gomes (FUNDAJ/UFU); Lúcia Maria Góes Moutinho (UFRPE); Luís Henrique Romani de Campos (FUNDAJ); Sidartha Soria (UFU)

Coordenador(a): Patricia Bandeira de Melo

Palavras Chave: Educação; Ensino superior; Interiorização; Ciências sociais

Resumo: O objetivo geral da pesquisa é identificar e analisar impactos e mudanças provocadas pela inserção das universidades públicas e gratuitas nas áreas de influência dos municípios que recebem os novos campi, observando: 1. As mudanças socioculturais e educacionais; 2. As relações entre as trajetórias de vida dos universitários (dos professores e funcionários), suas carreiras, aspirações e projetos de ascensão social por meio da educação; 3. Os impactos nos fluxos migratórios: retenção e atração de pessoas diretamente correlacionadas com a implantação das IFES; 4. As relações entre universidade e mercado; 5. Os impactos no mercado de trabalho.

pdf_button Download

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.