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A Qualidade da educação e a elaboração de indicadores para subsidiar Políticas de Educação E Cultura

Publicado: Terça, 17 de Novembro de 2020, 16h27 | Última atualização em Terça, 17 de Novembro de 2020, 16h27 | Acessos: 1722

Pesquisa:
 A Qualidade da educação e a elaboração de indicadores para subsidiar Políticas de Educação E Cultura

Responsável pelo projeto/atividade:
MAURICIO ANTUNES TAVARES
Lattes

Equipe envolvida no projeto/atividade:

Mauricio Antunes, Cibele Rodrigues; bolsistas PIBIC: Thyara Freitas,  Julya Vasconcelos (2018-19), e Irene A. M. da Silva(2019-20);  mestrandos PPGECI - Nivaldo Aurélio Leo Neto, Marcos Antonio Soares, Ednoam Padre da Silva

Parcerias:
UFPE (ACT nº 70/2017 - processo nº 19668/2017-07 UFPE) - Prof. Rui Gomes de Mesquita e Profª Karina Valença (CE/UFPE), Profº Ana Emilia Castro (Neafi/Pró-Reitoria Extensão/UFPE); bolsistas de graduação: Josenilda Maria Avlis,  Sandro Silva, bolsistas Mestrado (PPGE/UFPE) Manuela Dias, Thiago Antunes; consultoras especialistas Carla Dozzi, Kelly Cristina Alves e Karla Teresa Amélia Fornari de Souza; coordenadoras e técnicas do Comitê Territorial de Educação Integral de Pernambuco Glauce Gouveia, Rosevanya Albuquerque e Samira Bandeira.
UFRPE - Profº Caetano De’Carli

Breve descrição:
Tendo como foco as práticas educativas que se constituem a partir da cultura, da arte e do imaginário popular brasileiro, as ações desenvolvidas neste projeto, iniciado em 2017, convergem, neste momento, para a fase final de conclusão, a saber, a divulgação científica, já iniciada, mas que ainda tem pendente a publicação de dois livros resultantes da pesquisa e o lançamento destas publicações em seminário que, para além de apresentar os produtos já realizados, tem como um segundo objetivo servir como base para a consolidação de um projeto subsequente, já em elaboração e negociação com parceiros.

Este projeto em finalização, foi realizado a partir de processos interdependentes, de aprofundamento dos estudos sobre as relações entre educação e cultura, possibilitando a construção de uma base teórico-metodológica, testada e aperfeiçoada na  investigação empírica sobre práticas artísticas e culturais desenvolvidas em  escolas e/ou organizações sociais promotoras de atividades socio-culturais-educativas.
Realizamos a pesquisa de campo nos territórios abaixo relacionados, com as situações/instituições envolvidas:

  • Santa Maria da Boa Vista, Pernambuco: Assentamentos da Reforma Agrária, comunidade quilombola, escolas do campo;
  • Recife, Pernambuco: Movimento Salve o Casarão, Escola de Arte João Pernambuco.
  • Garanhuns, Pernambuco: Comunidade Quilombola de Castainho, escola do campo e grupo de mulheres;
  • São Paulo/Carapicuiba, São Paulo: Escola Municipal Amorim Lima (Butantã); Pró-Saber (Paraisópolis); Oca Escola Cultural (Carapicuiba);
  • Florianópolis, Santa Catarina: Instituto Estadual de Educação.
  • Taguatinga, Distrito Federal: Mercado Sul, ocupação dos coletivos independentes de cultura;
  • Belo Horizonte/Ibirité, Minas Gerais: Fundação Helena Antipoff/Escola Sandoval Soares de Almeida; Ocupação Eliana Silva/Creche; Fórum dos Movimentos Sociais/Gabinetona; Santarém, Pará: Escola da Floresta, Escola do Parque, Escola do Campo Irmã Dorothy.

O processo de construção e análise de dados foi entrecruzado com Rodas de Diálogos que envolveu a participação de muitos dos atores diretamente envolvidos nos projetos que eram objetos de nossa pesquisa, além da colaboração de especialistas. Essas rodas de diálogo serviram para aperfeiçoar a construção e análise de dados, que foram novamente apresentados no IV Forum Nacional de Educação Integral, realizado em dezembrode 2017 em  Recife. O processo de construção e análise de dados foi se consolidando, conforme já explicado no Relatório Parcial da pesquisa (Março de 2018) e, com o aprofundamento das análises, os resultados da pesquisa foram apresentados no Simpósio Internacional Educação e cultura: experiências diaspóricas e o "popular" na América Latina, realizado na Fundaj em Dezembro de 2018.

Em 2019 consolidamos os textos organizando duas publicações. Uma delas, o livro Nós para atar e desatar: relações entre educação e cultura (autores TAVARES, Mauricio Antunes e MESQUITA, Rui Gomes de), está totalmente editado e aguarda a impressão pela Editora da UFPE). O outro livro, uma coletânea com vários autores, está em processo de revisão e edição de texto.  

Além destes resultados, os professores envolvidos na equipe também orientaram trabalhos de conclusão de PIBIC e dissertações de Mestrado, de todos os alunos relacionados na equipe. Contando só os estudantes vinculados à PIBIC e ao PPGECI tivemos 3 dissertações de mestrado e 2 trabalhos de iniciação científica (mais 1 em andamento).

Objetivo geral:
Construir indicadores para subsidiar ações e programas das políticas de cultura e educação nos territórios educativos, que convergem para a dimensão intersetorial.

Objetivos Específicos:
Identificar e analisar aspectos presentes nas práticas culturais vivenciadas nas escolas e/ou organizações sociais vinculadas, por meio da percepção dos sujeitos envolvidos (estudantes, professores, gestores, mestres, educadores populares, agentes culturais e comunitários).

Compreender a relação entre atividades artísticas e culturais e processos de aprendizagem, a partir da percepção dos agentes.
Identificar variáveis que incidem sobre a qualidade da educação na relação com as vivências culturais proporcionadas por projetos pedagógicos que vinculam a educação à cultura.

Justificativa:

A qualidade social da educação está diretamente relacionada às formas como a educação se "encaixa" em cada contexto cultural e em cada momento histórico das nossas sociedades. Portanto, literalmente, a educação não é algo estático, definido, mas sempre um processo em movimento, sempre parte das formas como uma sociedade olha o seu passado, constrói o seu presente e projeta-se para o futuro. Este projeto dá continuidade a projetos anteriores,  como, por exemplo, a Avaliação do Plano de Ações Regionais para a Educação, executado pela CGEE entre 2008 e 2012, tomando, desta feita, como objeto central de estudo, as relações entre educação e cultura, especialmente quando são os projetos culturais que "tomam de assalto" os ambientes educacionais, como, por exemplo, quando músicas, danças, capoeira, teatros, artes visuais, festas populares, contos populares e literatura, etc, se constituem como o "ponto de partida" de processos educativos amplos, dentro do ambiente escolar e fora dele - em instituições culturais, em associações comunitárias, organizações não governamentais, etc - e oferecem caminhos para integrar conhecimentos, saberes e fazeres originados de nossa diversidade cultural ao que denominamos Educação. Seja em programas governamentais, como o Mais Cultura na Educação, seja em iniciativas outras, governamentais e não governamentais, a pesquisa voltar-se para o estudo das condições e contexto em que ocorrem tais projetos para produzir conhecimentos que, sistematizados, oferecem subsídios para a inovação em políticas de educação e de cultura.

Público-alvo:
Professores e gestores da rede pública de educação básica; educadores de museus e outros educadores culturais; gestores culturais; educadores sociais de organizações não governamentais; técnicos das áreas de educação e cultura em instituições governamentais e não governamentais

Abrangência:
Nacional, com pesquisa de campo em 8 territórios educativos localizados em todas as regiões do país (Nordeste - 3); Centro- Oeste (1); Norte (1), Sul (1), Sudeste, (2)

 



 

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