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FACES DAS INFÂNCIAS: estudo das concepções de criança, educação e desenvolvimento em políticas públicas e práticas pedagógicas e culturais

Publicado: Quarta, 18 de Novembro de 2020, 14h42 | Última atualização em Quarta, 18 de Novembro de 2020, 14h42 | Acessos: 468

Pesquisa:
FACES DAS INFÂNCIAS: estudo das concepções de criança, educação e desenvolvimento em políticas públicas e práticas pedagógicas e culturais

Responsável pelo projeto/atividade:
Patrícia Simões- Lattes
Juceli Bengert- Lattes

Equipe envolvida no projeto/atividade:
Patrícia Simões
Juceli Bengert
Cibele Rodrigues
Alunos do PPGECI
Alunos PIBIC

Breve descrição:
O presente estudo parte de uma perspectiva pós-estruturalista para analisar sentidos presentes nas políticas e práticas de atendimento à primeira infância que mobilizam a formulação de programas dirigidos a essa faixa etária e define formas de atuação de profissionais e das famílias para com as crianças.

Os estudos na historiografia, a partir da década de 60, permitem compreender como conceitos foram construídos historicamente e desenvolvidos ao longo do tempo. Essa perspectiva teórica tem reflexo nas ciências sociais e humanas, com a desnaturalização de idéias e concepções que foram consideradas verdades inquestionáveis.

Compreende-se que produzimos conhecimentos dentro das fronteiras do discurso num dado momento histórico e que, muitas vezes, não nos apercebemos. O estudo utilizará aportes teóricos e metodológicos diversos para a criação de bases de dados nas áreas da educação, saúde, consumo, tecnologia, etc (indicadores oriundos de dados oficiais, questionários, entrevistas, estudos de cunho etnográfico, etc) que permita a construção de um panorama sobre as diferentes faces da infância na contemporaneidade.

Objetivo geral:
Analisar sentidos e significados presentes nas políticas e práticas de atendimento à primeira infância que mobilizam a formulação de programas dirigidos a essa faixa etária e define formas de atuação de profissionais e das famílias para com as crianças.

Objetivos específicos:
Identificar e analisar as concepções de infância e desenvolvimento infantil em programas nas áreas da educação, saúde e proteção dirigidas à infância nas duas últimas décadas;
Investigar as imagens de crianças nas mídias sociais e veículos de publicidade;
Analisar as formas de garantia e uso dos direitos sociais de habitação, saúde, educação, proteção e lazer pelas crianças;
Investigar práticas culturais de aprendizagem e lazer em grupos de crianças e em relações intergeracionais;
Analisar concepções de infância, desenvolvimento infantil e educação em práticas de educação formal e não formal em escolas, instituições não governamentais, filantrópicas, etc.

Justificativa:
A importância dessa análise reside na sua implicação para a construção de políticas, programas e práticas mais coerentes com a concepção de criança como sujeito social e histórico e educação como direito social e inalienável.

Pretende-se, também, que o projeto tenha a participação, além da equipe de pesquisadores da Fundaj e das instituições parceiras, alunos de graduação do Programa PIBIC/Fundaj-CNPq e de pós-graduação do PPGECI/Fundaj-UFRPE, criando uma rede de pesquisadores que tenha uma intervenção efetiva nas formas de atendimento das infâncias nas diferentes áreas do projeto.

Público-alvo:
Famílias, professores, profissionais que lidam com crianças, pesquisadores, formuladores de políticas e gestores públicos.

Abrangência:
Local, regional, nacional e global

 

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