Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Plantas Xerófilas > Neem, Nim ou Margosa – Azadirachta indica A. Juss
Início do conteúdo da página

Neem, Nim ou Margosa – Azadirachta indica A. Juss

Publicado: Segunda, 17 de Junho de 2019, 09h21 | Última atualização em Segunda, 17 de Junho de 2019, 09h21 | Acessos: 5978

Rafael Sílvio – Engenheiro Agrônomo

 

22/07/2000

 

Nirmal  Shinghal

Mônica Shinghal

INSDOC, Nova Delhi.

 

É uma planta nativa em todo o subcontinente indiano. É uma árvore frondosa e pode alcançar 30 m de altura e 2,5 m de circunferência. Os seus ramos formam coroas de até 10 m de diâmetro e permanecem cheios de folhas, exceto durante fortes secas, quando elas podem cair. O seu tronco, geralmente reto e curto, tem uma casca grossa e enrugada. As raízes penetram profundamente no solo e quando lesadas, produzem rebentos e estes tendem a ser prolíficos em localidades secas.

As pequenas flores brancas são bissexuais, nascem em cachos e o seu aroma é semelhante ao do mel de abelha. As abelhas são fortemente atraídas por estas flores.

 

Os seus frutos são macios, têm a forma elíptica e medem aproximadamente 2 cm de comprimento por 1 cm de diâmetro. Quando maduros ficam amarelados e contêm uma polpa adocicada envolvendo a semente e é recoberta por uma casca flexível. A semente contém 20% de óleo que é amplamente utilizado como medicamento e como inseticida.

 

A árvore de Nim, dependendo do vigor da muda, das condições de fertilidade do solo e da quantidade de chuvas pode começar a produzir desde após 1 ano e 6 meses até 3 anos e 6 meses, tornando-se completamente produtiva aos 10 anos, quando podem produzir de 30 a 50 kg de frutos por planta e por ano. Esta árvore pode viver até 200 anos. Ela pode ser cultivada em solos de pouca fertilidade e pode suportar secas e temperaturas elevadas.

 

É uma árvore de fácil propagação, tanto sexuada como assexuadamente. Pode ser plantada através de sementes, rebentos, ramos vegetativos (estaquia) ou através de cultura de tecidos. È mais freqüentemente cultivada a partir de sementes semeadas diretamente ou de mudas produzidas em viveiros.

 

Importância do Nim 

 

O Nim é uma das poucas plantas que possuem numerosas propriedades medicinais e inseticidas.

 

Propriedades medicinais

 

Ela tem provado ser eficaz contra certos fungos que infectam o corpo humano e cujo controle através de fungicidas sintéticos vêm apresentando crescentes e difíceis problemas. Também tem sido empregada no combate a bactérias e vírus.

 

São exemplos de fungos combatidos pelo Nim:

 

  • - Trichophyto – pé-de-atleta que infecta a pele e as unhas;
  • - Epidermophyton – uma micose que infecta o cabelo, a pele e as unhas dos pés;
  • - Trichosporon – um fungo do canal intestinal;
  • - Mycrosporum – uma micose que infecta o cabelo, a pele e as unhas;
  • - Geotrichum – um fungo espumante que causa infecção nos brônquios, pulmões e membranas das mucosas;
  • - Candida – um fungo que é parte da flora normal da mucosa, mas que pode ficar fora de controle e provocar lesões na boca, na vagina e nos pulmões.

O óleo de Nim tem eliminado várias espécies de bactérias patogênicas:

 

  • - Staphylococus aureus – é uma fonte comum de intoxicação alimentar causadora de desarranjos;
  • - Salmonella typhosa – bactéria muito temida que vive na comida e na água causando o tifo (envenenamento alimentar) e uma variedade de infecções que incluem envenenamento sanguíneo e inflamação intestinal.
  • A atividade anti-virótica do Nim tem alta eficácia, particularmente contra doenças caracterizadas por erupções, como: varíola, catapora e verrugas, que têm sido tradicionalmente tratadas com pasta de Nim, friccionando-a na área afetada. O Nim tem constituído um preventivo muito eficiente contra vírus, mas não é a cura.

O Nim é muito aplicado contra piolhos e germes. No Haiti as folhas são esmagadas e friccionadas nos ferimentos infectados por germes e na Índia e Bangladesh moradores de vilas aplicam o Nim no cabelo para matar piolhos.

Outras propriedades medicinais

Na Índia e na África milhões de pessoas usam pequenos galhos de Nim como escovas de dente, todos os dias, para prevenir doenças periodônticas. Não se sabe ao certo se o benefício é devido às massagens regulares nas gengivas, ou pela prevenção na formação de placas bacterianas, ou ainda, pelas propriedades anti-séptica do Nim ou se pelas três hipóteses juntas. Algumas empresas alemães fabricam pastas dentais usando o Nim como um ingrediente ativo e elas têm sido muito eficazes na prevenção e cura de inflamações nas gengivas e nas doenças periodônticas.

O Nim também é muito utilizado como analgésico, antitérmico e antiinflamatório.

Extratos de água das folhas e do óleo reduziram significativamente o açúcar no sangue e impediram que a adrenalina produzisse hiperglicemia em animais em laboratório.

Extratos alcoólicos das folhas curaram doenças cutâneas como eczemas, impigens, erisipela e lepra em estado inicial.

Nimbidim (um componente extraído do óleo) possui atividade analgésica e antipirética eficaz no tratamento de sarna e úlcera gastroduodenal crônica.

Nimbatkta (um elemento extremamente amargo do Nim) é eficiente na cura de úlcera crônica.

 

Propriedades inseticidas

Doença de Chagas – extratos de Nim atuam sobre o barbeiro, inseto vetor da doença de chagas, tornando o seu intestino um meio adverso para o Trypanosoma crusi, o transmissor desta grave doença. Pesquisas realizadas demonstraram que alimentando-se o barbeiro com Nim, além deles ficarem livres dos parasitas (Trypanosoma crusi), ficam impedidos de mudar de pele e de se reproduzirem.

 

Malária – profissionais indianos da medicina Ayurveda preparam doses orais de Nim e a administram em pacientes com malária. Certos extratos das folhas e das sementes de Nim são eficientes contra o parasita da malária.

 

Mosca do chifre – O estrume de bovinos alimentados com folhas de Nim permanecem impregnadas do princípio ativo que impede a reprodução da mosca do chifre no seu meio.

O óleo da semente de Nim impede que a mosca Lucilia sericata deponha seus ovos sobre carneiros. É também aplicado nos bovinos como repelente de insetos e é capaz de exterminar os ovos da mosca Stomoxys calcitrans.

Produtos industriais do Nim

Óleo – basicamente composto de triglicerídeos, ácidos graxos oléico, esteárico, linoleico e palmítico. Além do seu uso como medicamento e inseticida é também empregado como combustível em lamparinas e na fabricação de sabões e outros produtos não comestíveis.

 

Cosméticos – é considerado na Índia como um produto de tratamento de beleza. As folhas transformadas em pó são um componente fundamental em pelo menos um creme facial amplamente usado. O óleo purificado é utilizado na fabricação de esmaltes e outros produtos.

 

Lubrificante – o óleo é lubrificante e resiste à degradação melhor do que a maioria dos óleos vegetais, nas zonas rurais da Índia, é usado com freqüência para lubrificar eixos de carroças.

 

Fertilizante e Inseticida – a pasta das suas folhas é amplamente utilizada para fertilizar plantações com objetivos comerciais, notadamente hortaliças e cana-de-açúcar, pois contém nitrogênio, fósforo, cálcio, magnésio e potássio. Quando incorporada ao solo como adubo, protege as raízes das plantas contra nematódios e formigas brancas.

 

As folhas e ramos em algumas áreas no Estado Karnataka, na Índia, são jogados dentro dos arrozais encharcados antes das mudas serem transplantadas. As folhas também têm sido muito usadas nas lavouras em que plantas são atacadas por insetos.

 

Madeira – As propriedades da madeira de Nim são semelhantes às do mogno. É relativamente pesada, quando é cortada do pé propaga um forte cheiro. É serrada, trabalhada, polida e colada com certa facilidade. Deve ser deixada para secar antes de ser trabalhada porque geralmente racha e empena. É uma madeira de boa qualidade para construções e é amplamente usada na fabricação de carroças, ferramentas manuseáveis, implementos agrícolas e em movelaria.

 

É resistente ao cupim e raramente é atacada por formigas brancas.

 

Sua madeira é usada como lenha, produz um carvão de excelente qualidade. Sua casca contém 14% de tanino e possui uma fibra grossa e forte que entrelaçada transforma-se em cordas muito utilizadas nas vilas da Índia. A casca também produz uma resina rica em proteínas que pode ser usada como aditivo alimentar e é amplamente usada como cola.

 

Os efeitos do Nim em insetos

 

Os extratos do Nim são conhecidos por atuar sobre vários insetos das seguintes maneiras:

      - rompendo ou inibindo o desenvolvimento de ovos e larvas

      - bloqueando a mudança de pele (ecdises) de larvas e ninfas

      - rompendo o acasalamento e a comunicação sexual

      - repelindo larvas e insetos adultos

      - impedindo a fêmea de por ovos

      - esterilizando os adultos

      - envenenando larvas e adultos

      - impedindo a alimentação

      - bloqueando a habilidade de Swakkiw

      - inibindo a formação de Chitin

 

 Uso do Nim

 

A casca é amarga, adstringente, acre, refrescante, lombrigueira, inseticida, tônico para o fígado, expectorante e retentor de urina. É útil no combate à lepra no estado inicial, doenças de pele, eczema, leocoderma, febre de malária, ferimentos, úlceras, azia, tumores, amenorréias, reumatismo, sífilis e fadiga.

A folha é amarga, adstringente, acre, depurativa, anti-séptica, oftálmica, lombrigueira, abre o apetite, refrescante, calmante e inseticida. São úteis nos casos de lepra no estado inicial, azia, leocoderma, doenças da pele, prurido, lombrigas, dispepsias, úlceras, tuberculoses, eczema, febres de malária, são tônicas em debilidades gerais.

 

As flores são amargas, refrescantes, lombrigueiras, oftálmicas, tônicas. São úteis nos casos de azia, cólicas, dispepsias, lombrigas e debilidades gerais.

 

As sementes são amargas, acres, termogênicas, purgativas, lombrigueiras, retentores de urina, emolientes, calmantes, depurativas. São úteis nos casos de tumores, lepra da pele, lombrigas, hemorróidas, tuberculose pulmonar, ferimentos, constipação e diabetes.

 

O óleo é amargo, lombrigueiro, relaxante e depurativo. É útil nos casos de doenças crônicas da pele, impigem, sarna, lombrigas, febre de malária, sífilis e lepra.

 

Rafael Sílvio – Engenheiro Agrônomo

Fones para contato: (81) 3421-2211 (residência), 3227-3911 ramal 268 (trabalho).

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.