Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Plantas Xerófilas > Cervejaria cria primeira cerveja feita com cacto do sertão nordestino
Início do conteúdo da página

Cervejaria cria primeira cerveja feita com cacto do sertão nordestino

Publicado: Terça, 18 de Fevereiro de 2020, 11h00 | Última atualização em Terça, 18 de Fevereiro de 2020, 11h00 | Acessos: 606

Desenvolvida no interior de Alagoas, a Cacto Beer é uma Blond Ale (ou Green, por conta da coloração esverdeada) com 4,2% de teor alcoólico. 

https://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/bebidas/cervejaria-cria-primeira-cerveja-feita-com-cacto-do-sertao-nordestino/ 

Guilherme Grandi 

08/08/2019

Resultado de imagem para Cervejaria cria primeira cerveja feita com cacto do sertão nordestino

A cerveja é feita com o cacto da espécie Mandacaru, e gera uma bebida de 4,2% de teor alcoólico. Foto: André Silva/divulgação. 

"Criada no sertão do estado de Alagoas a partir de uma ideia curiosa, a Cacto Beer é a primeira cerveja brasileira feita totalmente com o cacto, a planta que aguenta meses sem uma gota de água sequer. A bebida, uma Blond Ale de aroma frutado e levemente esverdeada, teve uma versão limitada vendida durante a Copa do Mundo, mas a aceitação foi tão grande que passou a ser produzida em escala comercial há pouco mais de um mês." 

"A ideia surgiu quando o empresário Tiago Barros e o advogado Raoni Mattos conversavam no restaurante dele na cidade de Santana do Ipanema (a 209 km de Maceió). Raoni Mattos, que também é mestre-cervejeiro caseiro, sugeriu fazer uma cerveja da casa tendo o cacto como ingrediente principal. 

“Ele já tinha provado uma cerveja de cacto na Bélgica e sugeriu reproduzir com o Mandacaru, uma espécie nativa da caatinga. Fizemos três testes até chegarmos na receita ideal”, diz. A primeira produção, de 300 litros, foi vendida no próprio restaurante durante a Copa do Mundo de 2018." 

"A cerveja caiu no gosto dos clientes depois do campeonato. Foi quando os amigos decidiram se tornar sócios e fundaram a cervejaria Camonga – em homenagem a uma serra da região. Finalmente em  junho deste ano, eles passaram a produzir mensalmente cerca de dois mil litros da Cacto Beer na cervejaria Hop Bros, em Maceió."

Cacto inteiro

Resultado de imagem para Cervejaria cria primeira cerveja feita com cacto do sertão nordestino

O próprio Tiago foi à campo colher os primeiros cactos utilizados na produção da cerveja. Foto: acervo pessoal. 

"A Cacto Beer é produzida com o cacto mandacaru inteiro. A planta é é colhida, tem os espinhos retirados e é cortada em pedaços antes de ir à panela para a fervura. Então eles adicionam o lúpulo americano e a deixam na preparação. O resultado final é uma Blond Ale esverdeada (ganhou o estilo de Green Ale) com 4,2% de teor alcoólico, um corpo leve e sabor frutado característico de alta drincabilidade. 

“A cerveja tem gosto de sertão, difícil explicar com o que ela parece. Mas é uma bebida que você consegue beber sem pesar”, conta Tiago. O rótulo é vendido em garrafas de 500ml a partir de R$ 15. 

A Cacto Beer atualmente é encontrada na loja da fábrica da Hop Bros, em Maceió, e no restaurante Oishi-Sushi, em Santana de Ipanema. O plano é levar a cerveja para outras lojas da Bahia e de Sergipe em breve. É possível também encomendar pelo telefone (82) 99676-0849 ou através do perfil no Instagram da cervejaria."

 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.