Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Plantas Xerófilas > Pesquisa com pequi sem espinhos desenvolvida pela Emater é destaque no programa ‘Goiás no Ar’, da TV Record
Início do conteúdo da página

Pesquisa com pequi sem espinhos desenvolvida pela Emater é destaque no programa ‘Goiás no Ar’, da TV Record

Publicado: Quinta, 27 de Fevereiro de 2020, 17h07 | Última atualização em Quinta, 27 de Fevereiro de 2020, 17h07 | Acessos: 438

https://www.emater.go.gov.br/wp/pesquisa-com-pequi-sem-espinho-desenvolvida-pela-emater-e-destaque-no-programa-goias-no-ar-da-tv-record/ 

08/01/2020

Imagem: Nivaldo Ferr/Emater 

Fruto popular na culinária goiana, o pequi foi o tema do quadro “Só Goiás Que Tem”, do programa “Goiás no Ar”, veiculado no último dia 31 de dezembro pela emissora Record TV Goiás. O principal destaque foi a pesquisa desenvolvida pela Emater (Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária), que tem realizado estudos com um tipo de pequi sem espinhos. 

A equipe de reportagem esteve na Estação Experimental Nativas do Cerrado, instalada no Centro de Treinamento da agência, em Goiânia, onde são cultivados mais de 1500 pés de pequi. Durante a visita, a pesquisadora da Emater responsável pelo trabalho, Elainy Botelho, salientou que o fruto ultrapassa as fronteiras gastronômicas, estabelecendo-se como um patrimônio cultural da região. “O pequi mexe com o emocional do goiano”, afirmou a especialista.

Pé de pequi sem espinhos na Estação Experimental Nativas do Cerrado | Imagem: Nivaldo Ferr/Emater 

A história da variedade sem espinhos se iniciou há 15 anos, quando um agricultor de Cocalinho, município no Mato Grosso que faz divisa com Goiás, notou que um pé de sua plantação gerava aquele tipo de fruto, mas ele não conseguiu enraizá-lo para fazer mudas. O pequeno produtor procurou auxílio da Emater, que passou a realizar estudos de progênese para viabilizar a multiplicação dos pequis diferenciados. 

De acordo com a pesquisadora Elainy, os estudos já estão em fase de conclusão e as mudas serão disponibilizadas no mercado depois de passarem pelo trâmite legal necessário, indo, em breve, parar na mesa dos goianos. 

Confira aqui abaixo a reportagem completa.

 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.