Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Plantas Xerófilas > Cientistas transformam conhecimento em catálogo de plantas medicinais da Caatinga (Agosto 2017)
Início do conteúdo da página

Cientistas transformam conhecimento em catálogo de plantas medicinais da Caatinga (Agosto 2017)

Publicado: Quarta, 09 de Agosto de 2017, 07h57 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h35 | Acessos: 610

Iniciativa tem o objetivo de preservar o conhecimento das mulheres da região, conhecidas como curandeiras. "Atualmente, não há transferência desse saber para os mais jovens", alerta pesquisadora do Insa.

Pesquisadores do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), entidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), criaram um catálogo com cerca de 100 plantas da Caatinga tradicionalmente usadas pelas comunidades do sertão de Pernambuco no combate a doenças. O poder medicinal das plantas foi comprovado cientificamente em laboratório. A ideia é fazer um e-book desse catálogo e colocá-lo na internet para o acesso de toda população.

Para coletar informações, um grupo de 30 cientistas de diferentes universidades e institutos de pesquisa do país, incluindo o Núcleo de Prospecção e Conservação da Caatinga do Insa, viajou cerca de 30 mil quilômetros. Foram aplicados mais de 200 questionários etnobotânicos sobre o uso das plantas em 50 comunidades tradicionais e quilombolas, localizadas nos municípios de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Petrolina, Buíque, Tupanatinga e Ibimirim – os três últimos no Parque Nacional do Catimbau.


Confira o artigo completo aqui!



Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.