Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Plantas Xerófilas > Pesquisadores de Alagoas criam sistema para monitorar vegetação da Caatinga (Junho 2017)
Início do conteúdo da página

Pesquisadores de Alagoas criam sistema para monitorar vegetação da Caatinga (Junho 2017)

Publicado: Quarta, 02 de Agosto de 2017, 08h56 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h35 | Acessos: 643



Um sistema que permite o acesso a informações do ecossistema da Caatinga e também dos padrões de precipitações, considerados fundamentais para a atividade de agricultura familiar. Batizado de SimaCaatinga, o sistema está sendo considerado um importante aliado para o fortalecimento das atividades realizadas no semiárido brasileiro onde vivem mais de 23 milhões de habitantes.

A plataforma foi desenvolvida por equipes do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélite (Lapis), da Universidade Federal de Alagoas em parceria com o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/ MCTIC) e encontra-se instalada no Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat), no Campus A. C. Simões, da Ufal.

A coordenação do sistema está a cargo do professor Humberto Barbosa que explica que o SimaCaatinga foi concebido para o monitoramento e alerta da cobertura vegetal da caatinga utilizando imagens de satélite. Também serve como suporte para a comunidade científica que desenvolve estudos sobre a caatinga. A recém-criada plataforma permite monitorar as condições de seca e desertificação e gera mapas para cada mês.

Humberto destaca que o monitoramento e alerta da cobertura vegetal são fundamentais no sentido de diminuir a vulnerabilidade do pequeno produtor rural que depende de informações sistematizadas, sobretudo para o plantio e para o cultivo de sequeiro. Permitem subsidiar a agricultura familiar, diminuindo a escassez de informações sistematizadas para os 1.135 municípios do Semiárido brasileiro.

Clique aqui para ler o artigo completo!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.