Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Revitalização de Bacias > Canoa de Tolda - Plataforma InfoSãoFrancisco disponível para bacia do São Francisco
Início do conteúdo da página

Canoa de Tolda - Plataforma InfoSãoFrancisco disponível para bacia do São Francisco

Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2019, 10h08 | Última atualização em Sexta, 13 de Setembro de 2019, 10h08 | Acessos: 311

Bacia hidrográfica do rio São Francisco ganha ferramenta inédita de distribuição de notícias e dados associados à cartografia dinâmica, possibilitando variados e profundos olhares sobre o quadro socioambiental de suas regiões fisiográficas.

 

http://canoadetolda.org.br/noticias/2019/09/03/infosaofrancisco-uma-plataforma-de-noticias-e-dados-para-a-bacia-do-velho-chico/

 

Via Rede InfoSãoFrancisco

 

03/09/2019

Espalhadas pelo mundo, estas e mais dez redes de informações voltadas ao panorama socioambiental e mudanças climáticas, seguem o pioneirismo do InfoAmazonia (lançado em 2012 durante a Rio +20) divulgando notícias associadas a mapas e a bases de dados disponíveis.

Nesse movimento mundial de serem estabelecidas bases organizadas de informações e dados confiáveis das grandes bacias hidrográficas, faltava uma plataforma específica para o rio São Francisco, o maior rio inteiramente brasileiro. Agora, não mais. Desde o dia 31 de agosto, o Velho Chico está contemplado pelo InfoSãoFrancisco, seguindo os irmãos Infos mais velhos em outros países.

Lançada na 1ª. Oficina de Geojornalismo do Baixo São Francisco, a mais nova plataforma de geojornalismo reúne cartografia associada a dados e notícias sobre a bacia do rio São Francisco, material produzido pela Rede InfoSãoFrancisco, composta por cidadãos, organizações e jornalistas ambientais.

Vemos como uma iniciativa que não poderia mais tardar, sobretudo pela gravidade do quadro de colapso climático dentro do qual a bacia do São Francisco, extremamente degradada, está completamente exposta. Portanto, é de interesse coletivo que informações de cunho socioambiental de toda a bacia – uma vez que dizem respeito a um universo de cerca de 16 milhões de pessoas – estejam reunidas num só ambiente.

InfoAmazonia, para a bacia amazônica; InfoCongo, para o rio Congo; InfoNile, relacionada ao rio Nilo; Mekong Eye, sobre o rio Mekong… E muitos outras plataformas Info.

O início

Ainda em 2018, conhecendo a instalação da Rede InfoAmazonia de monitoramento da água, a Canoa de Tolda chegou ao InfoAmazonia e seu projeto Visaguas e de imediato ficou muito claro o potencial da plataforma para ser aplicada ao São Francisco. Era o início da gestação do InfoSãoFrancisco.

O primeiro passo foi a montagem da base da Rede InfoSãoFrancisco, entre Piranhas, Alagoas, no alto sertão do Baixo e Brejo Grande, Sergipe, na foz. A Rede InfoSãoFrancisco se apoiou, inicialmente, na rede colaborativa criada para o projeto A Margem (de produção e distribuição gratuita em todo o Baixo do jornal impresso A Margem), possibilitando a produção de histórias para o site da Canoa de Tolda.

Paralelamente, em contato com o InfoAmazonia, tivemos o suporte técnico para a criação de um site específico para o São Francisco. Este site utilizaria a mesma estrutura mãe, o tema (chama-se tema, a estrutura e sistemas integrados de montagem de um site) JEO, desenvolvido para o InfoAmazonia. De modo a simplificar o processo, foi criado um tema “filho” específico para o InfoSãoFrancisco.

Em um primeiro momento, pensamos em direcionar o site apenas para a região fisiográfica do Baixo São Francisco, nosso campo de atuação. No entanto, com a consolidação do projeto inserido na recuperação do site da Canoa de Tolda, foi adotado o consenso de implantar o sistema voltado para toda a bacia. Mesmo com a fase inicial de produção de conteúdo voltada essencialmente para o Baixo São Francisco, as demais regiões poderiam (são necessários apenas pequenos ajustes) se agregar ao InfoSãoFrancisco gradativamente, com a expansão da Rede InfoSãoFrancisco.

Pelo lado prático, de gerenciamento do site, um dos conceitos adotados desde o início do desenho do InfoSãoFrancisco foi a integração do mesmo ao site Canoa de Tolda, já que a operação de ambos seria realizada por nossa equipe. Foram adotados padrões de formatos e cortes de imagens semelhantes, mesmas bases de
dados, imagens e documentos. Seguindo essa organização, o visitante teria mais facilidade de acesso às informações dos dois sites, que são complementares nos temas relacionados e/ou de interesse do Baixo São Francisco.

O resultado que temos hoje, com o site no ar, é interessante, porém, naturalmente, é evolutivo e será melhorado em permanência, buscando facilidades de acesso e melhorias na organização dos dados e de acervos em ambos.

Toda a bacia contemplada

O InfoSãoFrancisco está sendo colocado em operação de modo a contemplar toda a bacia hidrográfica do rio São Francisco com suas respectivas regiões fisiográficas: o Alto, o Médio, o Sub-médio e o Baixo.

O espaço no InfoSãoFrancisco está aberto desde já. Nossa perspectiva é de que sejam estabelecidas cooperações com organizações civis, instituições de ensino e pesquisa, por exemplo, e, claro, geojornalistas regionais que venham participar da Rede InfoSãoFrancisco.

InfoSãoFrancisco: como funciona

O site é simples: espaços específicos de mapas, dados e notícias. Todos interligados, sendo que a base está apoiada nos mapas, elaborados com os sistemas MapBox ou ainda com OpenStreetMap, que permitem a construção de mapas temáticos muito atrativos.

As notícias

No espaço de notícias, todas estão listadas e com acesso fácil e imediato

Fonte

Canoa de Tolda - Sociedade Socioambiental do Baixo São Francisco
R. Jackson Figueiredo, 09 - Mercado Municipal
49995-000  Brejo Grande  SE
(79)3366 1246 | (82) 9922 4468

 

Base sertão

Reserva Mato da Onça 

Povoado Mato da Onça 

57400-000 Pão de Açúcar  ALwww.canoadetolda.org.br

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.