Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Revitalização de Bacias > Expedição avalia poluição do Rio São Francisco
Início do conteúdo da página

Expedição avalia poluição do Rio São Francisco

Publicado: Quarta, 20 de Novembro de 2019, 15h33 | Última atualização em Quarta, 20 de Novembro de 2019, 15h33 | Acessos: 301

https://agenciabrasil-ebc-com-br.cdn.ampproject.org/v/agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-11/expedicao-avalia-poluicao-do-rio-sao-francisco?amp=&usqp=mq331AQCKAE%3D&amp_js_v=0.1#referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=Fonte%3A%20%251%24s&ampshare=http%3A%2F%2Fagenciabrasil.ebc.com.br%2Fgeral%2Fnoticia%2F2019-11%2Fexpedicao-avalia-poluicao-do-rio-sao-francisco 

18/11/2019

RIO SÃO FRANCISCO

Uma expedição começou a percorrer o Rio São Francisco para avaliar a situação das águas e procurar sinais de poluição. O grupo de 60 pessoas, entre pesquisadores e equipes de apoio, vai percorrer cerca de 180 quilômetros na região conhecida como Baixo São Francisco, saindo da cidade de Penedo e chegando a Peneiras, ambas no estado de Alagoas. 

A expedição teve início ontem (17) e deve se encerrar na próxima semana, no dia 27 de novembro. Ela é coordenada por professores do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O grupo também é integrado por pesquisadores de mais 10 instituições, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Emprapa) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Serão realizadas análises física, química e orgânica das águas com vistas a identificar o nível de presença de poluentes. Os peixes do São Francisco também serão examinados com o propósito de verificar se há algum grau de contaminação. 

Também está previsto o contato com ribeirinhos que vivem às margens do rio, os quais terão atendimento de equipes de saúde da família. Na chegada da expedição, em Peneiras, a programação contará com palestras para a população local.    

Edição: Nádia Franco 

Tags: Rio São Francisco poluição expedição Alagoas Penedo Peneiras ribeirinhos

 

 

Sobre o assunto

Ufal lidera segunda expedição científica pelo Rio São Francisco

https://www.fundaj.gov.br/index.php/revitalizacao-de-bacias/11346-ufal-lidera-segunda-expedicao-cientifica-pelo-rio-sao-francisco

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.