Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Revitalização de Bacias > Baronesas na foz do São Francisco, sem ações de controle, seguem em expansão acelerada
Início do conteúdo da página

Baronesas na foz do São Francisco, sem ações de controle, seguem em expansão acelerada

Publicado: Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 09h34 | Última atualização em Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 09h34 | Acessos: 302

Sem qualquer ação de controle e erradicação, os bancos de baronesas, conhecidos na região como balseiros, são os indicadores inquestionáveis da situação crítica da qualidade da água, além de causar inúmeros outros impactos, como aos ecossistemas naturais, à biodiversidade e à navegação. 

Acesso ao vídeo da matéria, no endereço abaixo

http://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br/agua-gestao/baronesas-na-foz-do-sao-francisco-em-expansao-acelerada/?fbclid=IwAR3XYXzxVQSNL0Csif2x1MjA2tHCR_3WiDcv2ByBFHFZ0CM7rwJRxriI6V8 

Canoa de Tolda 

26/11/2019

O quadro socioambiental do Baixo São Francisco, desde 2013 com vazões abaixo de 1.300 m³/s (valor mínimo estabelecido pelo Plano de Recursos Hídricos do Rio São Francisco), a cada dia se agrava com o descontrole de organismos diversos que encontram situação favorável para sua propagação. É o caso das baronesas ( Eichornia crassipes ) que já ocorrem na região da foz do rio há vários anos (sem que nunca tenham sido objeto de programas de monitoramento, controle e erradicação).

A cada dia os bancos de balseiros são maiores e mais numerosos. Foto | Doca Pescador – Rede InfoSãoFrancisco 

Nos últimos dias, com o aumento da vazão para cerca de 1.900 m³/s (dados CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) para as manobras da canoa Luzitânia, a força das águas – junto com as marés da foz – desalojou uma grande quantidade de bancos de baronesas que, além de ocupar o canal principal a jusante de Penedo, AL e Neópolis, SE, causaram quase que obstrução completa dos inúmeros canais secundários. 

De imediato, a navegação está prejudicada, em particular a linha transversal de ligação entre os municípios de Brejo Grande, SE e Piaçabuçu, AL. Como a região tem marés significativas da ordem de 1,80 m, chegando a 2,00 m  nos eventos maiores (sizígia), ocorrem depósitos consideráveis de massas de baronesas nas margens, causando dificuldades de acesso à água e convívio das populações com o Velho Chico.

Com marés de maior intensidade, os bancos são removidos das margens deixando visível um problema que não é objeto de qualquer ação por parte da sociedade em geral. Foto | Doca Pescador – Rede InfoSãoFrancisco 

De forma recorrente, há anos, o problema é ignorado. Prefeituras, governos dos estados de Alagoas e Sergipe, e o governo federal seguem passivos. Sem quaisquer programas de ações específicas para o combate e erradicação da espécie invasora exótica (que encontra situação extremamente favorável à expansão em águas com material orgânico de lançamentos diversos, como esgotos) a perspectiva é de um colapso ambiental em prazo não muito longo.

 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.