Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Revitalização de Bacias > Conheça o destino do Queijo Canastra e onde nasce o Velho Chico
Início do conteúdo da página

Conheça o destino do Queijo Canastra e onde nasce o Velho Chico

Publicado: Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 11h09 | Última atualização em Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 11h09 | Acessos: 468

É em São Roque de Minas que fica a Cachoeira Casca D`Anta, o Restaurante  “Velho Chico”,  de padrão internacional, e o Chapadão da Canastra, um dos melhores hotéis da região. 

https://jornalmontesclaros.com.br/2019/12/10/conheca-o-destino-do-queijo-canastra-e-onde-nasce-o-velho-chico/

10/12/2019

O turismo de São Roque de Minas, cidade conhecida pelo famoso queijo da Canastra, está em alta com centenas de atrações para os viajantes. Além de abrigar o Parque Nacional da Serra da Canastra, onde fica a nascente do Rio São Francisco, o Velho Chico, a cidade tem um circuito do Queijo Canastra, cachoeiras e rios cristalinos.

É em São Roque de Minas que fica a Cachoeira Casca D Anta, o Restaurante  “Velho Chico”,  de padrão internacional, e o Chapadão da Canastra, um dos melhores hotéis da região. São Roque de Minas fica a 320 km de Belo Horizonte.

 

A  3ª Edição do Festival de Balão de São Roque de Minas será realizada na sede da Fazenda Capim da Canastra, onde é produzido um queijo premiado no exterior. O evento promete movimentar anda mais o turismo da região. O evento acontece entre 8 e 12 de julho de 2020. 

Na Fazenda Capim da Canastra há área de camping. Além dos passeios de balão, o público poderá saborear pratos por vários chefs brasileiros, além de vários shows que estão sendo programados – com presença confirmada de Nando Reis nesta edição. 

Os melhores passeios 

Se você pretende conhecer o o Parque Nacional da Serra da Canastra, não deixe de contratar para os seus passeios o guia foi o Elmo Brancatto, profissional que conhece toda a região. Nos passeios oferecidos pelo guia estão uma visita a nascente do Rio São Francisco, que fica a 1.300 metros acima do nível do mar. 

Conhecer a parte alta da Cachoeira Casca D Anta também está entre os passeios no Parque Nacional da Serra da Canastra. Neste local há um mirante que permite uma vista espetacular da parte baixa do Parque Nacional da Serra da Canastra, e de onde se forma a cachoeira, a primeira do “Velho Chico”.

O Elmo Brancatto é tão atencioso com um grupo que durante o trajeto até o mirante alertava sobre as pedras soltas que poderiam causar pequenos acidentes, além dos alertas sobre os pontos mais perigosos. Depois de belas fotos de uma linda paisagem, hora de retornar para um mergulho no Rio São Francisco. 

Depois de um banho relaxante, hora de fazer o trajeto de volta. O nosso guia Elmo Brancatto fez uma parada no Curral de Pedras, onde funcionou uma fazenda há cerca de 200 anos. Um local lindo para você fotografar.

 

O Rio São Francisco e sua primeira cacheira 

No segundo dia do passeio o nosso guia nos Elmo Brancatto nos levou para conhecer a parte baixa do Parque Nacional da Serra da Canastra, onde fica a primeira cachoeira do Rio São Francisco: a Casca D Anta. Mas no trajeto, nos deparamos com  várias surpresas:corujas, raposas, Veados e gaviões atravessaram em nosso caminho. 

O passeio inclui uma parada em um mirante, mas depois de alguns minutos fomos conhecer a “prainha” do Rio São Francisco, local ideal para um mergulho. Neste dia o almoço foi no distrito de São José do Barreiro, que pertence a São Roque de Minas. 

Faz parte do roteiro do passeio ver de perto a Cachoeira Casca D’  Anta. Para entrar no Parque Nacional da Serra da Canastra é cobrada entrada de R$ 11 por pessoa. Veículos com idosos e pessoas com necessidades de locomoção podem entrar no parque. Eles conseguem chegar a poucos metros da cachoeira.

 

O trajeto até  a cachoeira tem 1,5 km por uma trilha no meio da mata.  Depois de cerca de 40 minutos de caminhada, sempre ouvindo o barulho das correntezas do Rio São Francisco, e com vista do alto a Serra da Canastra, o visitante se emociona quando chega bem em frente a Cachoeira Casca D Anta. São 186 metros de queda d´água num paredão de 300 metros.

 

No dia da nossa visita fomos surpreendidos com um arco-íris. Como havia chovido no dia anterior, na parte superior da Serra da Canastra, a queda estava bem mais volumosa, o que fazia tudo ainda mais exuberante. Gotas de água fria batiam nas pedras e vinham refrescar quem estava no  local. Não é recomendado que as pessoas se aproximem da queda d´água por causa dos ricos de acidentes nas pedras.

 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.