Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Revitalização de Bacias > Nível do rio São Francisco volta a subir no Norte de Minas
Início do conteúdo da página

Nível do rio São Francisco volta a subir no Norte de Minas

Publicado: Quarta, 04 de Março de 2020, 11h45 | Última atualização em Quarta, 04 de Março de 2020, 11h45 | Acessos: 311

https://agenciasertao.com/2020/03/03/nivel-do-rio-sao-francisco-volta-a-subir-no-norte-de-minas/ 

Tiago Marques 

03/03/2020

Rio São Francisco na cidade de mesmo nome / Reprodução 

O nível do rio São Francisco voltou a subir no Norte de Minas Gerais. O maior volume de água se da pelas recentes chuvas na bacia e principalmente pela abertura parcial das comportas da hidroelétrica de Três Marias na última semana. 

Na manhã desta terça-feira (3), a vazão do rio chegou a 4.700 m³/s no município de São Francisco. Já o nível voltou a alcançar os 7 metros. Se as previsões de chuva se concretizarem, o rio deve superar o patamar alcançado no final de janeiro, quando a vazão chegou a 6.000 m³/s e o nível a 7,56 cm. 

Na ocasião, todo o volume foi proveniente apenas das chuvas que caíram na região central de Minas, ficando quase todo o volume da cabeceira armazenado no lago de Três Marias. Mesmo com vertimento parcial, o volume do lago continua subindo, chegando a 91,2% nesta segunda-feira (2). Este é o maior volume desde de 2012, quando o vertimento foi realizado pela última vez. 

A previsão é de que a afluência no lago precise ser aumentada nos próximos, já que a meteorologia aponta para mais chuvas na bacia. Nos próximos dias, novas comportas precisarão ser abertas para evitar que o reservatório alcance 100% de sua capacidade e seja necessário o vertimento de toda a água que chegar. 

Nesta segunda-feira (2), a afluência mais que dobrou. Os rios que leva a água até o reservatório subiram bastante, passando para 5.002 m³/s, ante 1981 m³/s no domingo (1º). A defluência, volume de água que sai da barragem é de 1176 m³/s.

Todos os dados são do sistema Hidroweb e do Sistema de Acompanhamento de Reservatórios, da Agência Nacional de Águas (ANA). 

Carinhanha e Malhada 

O nível do rio São Francisco deve voltar a subir também na Bahia. Em Carinhanha e Malhada, primeiras cidades baianas baiadas pelo Velho Chico, o nível registrado nesta terça-feira foi de 4,00 m. No final do mês de janeiro o nível chegou a 6,02 metros. 

Sobradinho 

reservatório de Sobradinho está próximo de atingir o patamar de 50% de seu volume útil. Conforme registrado nesta segunda-feira (3), o volume do lago é de 49,81%.

Itaparica, no baixo São Francisco, tem 42,63% de volume útil armazenado.

 

Assista ao vídeo das comportas de Três Marias abertas, no endereço abaixo

https://youtu.be/YqvvkEs-XSI

 

Sobre o assunto

Ordenamento territorial, governança e a transposição de águas do São Francisco: uma perspectiva

https://www.fundaj.gov.br/index.php/transposicao-do-rio-sao-francisco/11869-ordenamento-territorial-governanca-e-a-transposicao-de-aguas-do-sao-francisco-uma-perspectiva-2

 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.