Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Revitalização de Bacias > Integridade ecológica de Lagoas Marginais para conservação da biodiversidade do Rio São Francisco
Início do conteúdo da página

Integridade ecológica de Lagoas Marginais para conservação da biodiversidade do Rio São Francisco

Publicado: Sexta, 11 de Dezembro de 2020, 16h46 | Última atualização em Segunda, 25 de Outubro de 2021, 11h38 | Acessos: 475

Um projeto integrado para conservação das lagoas marginais do Rio São Francisco.

http://www.lmrsf.com.br/

28/04/2020

 

Sobre o projeto

Desenvolvido pelas instituições Senai, PUC/MG, UFMG, Axxiom, Detalhes Educação e Carta Morrinhos, com financiamento da Cemig Geração e Transmissão S/A, o projeto “Integridade ecológica de lagoas marginais para conservação da biodiversidade do rio São Francisco”, está estruturado em três módulos: sistema de informação, avaliação da qualidade ecológica e construção da gestão cidadã desses ecossistemas.

O projeto tem como objetivo avaliar a integridade ecológica das lagoas marginais consideradas prioritárias para a preservação da biodiversidade do rio São Francisco, associada à operação da Usina Hidrelétrica (UHE) de Três Marias/MG; e propõe ações em parceria com a comunidade em sua área de influência para a recuperação destes ambientes.

Lagoas

Lagoa da Beirada

Localizada na zona rural de Manga/MG, a lagoa tem uma extensão de 9 km e 10 metros de profundidade, e faz conexão com o rio São Francisco e com o rio Japuré.


Lagoa da Lavagem

Localizada em Manga/MG, dentro do Parque Estadual da Mata Seca. A cota da lagoa é baixa e sua profundidade é de 3,5metros. A lagoa tem conexão com o tributário Itacarambizinho e com outras lagoas presentes no parque.


Lagoa Angical

localizada em Manga/MG, dentro do Parque Estadual da Mata Seca, sua profundidade é de cerca de 2,5 metros, e é a primeira do complexo de lagoas a receber água do rio São Francisco preenchendo as outras lagoas.


Lagoa Comprida

Localizada em Manga/MG, dentro do Parque Estadual da Mata Seca, recebe água do tributário Itacarambizinho e sua distância do rio São Francisco é de cerca de 600 metros.


Lagoa da Picada

Localizada no município de Manga/MG, dentro do parque Estadual da Mata Seca (APA), a extensão da lagoa é de 5 km e a profundidade na seca é de cerca de 2,5 metros. A lagoa é conectada com o tributário Itacarambizinho que banha todas as outras lagoas do parque.


Lagoa de Cajueiro

Localizada no município de Matias Cardoso, dentro do parque Estadual do Cajueiro, a lagoa é perene com profundidade de cerca de 1 metro.


Lagoa de Mocambinho

Localizada em Januária/MG, dentro da empresa Brasnica, sua extensão é de cerca de 10km com profundidade de cerca de 20 metros.


Lagoa de Juazeiro

Localizada no município de Itacarambi/MG, em uma região que o bioma principal de vegetação é o cerrado. A lagoa apresenta uma extensão de 0,24 km de largura, 4,94 km de perímetro, corresponde a 0,58 km2 de área e têm uma extensão de 2,02 km.


Lagoa de São Francisco

Localizada em Januária/MG, dentro da área de proteção ambiental Serra do Sabonetal, sua profundidade é de cerca de 8 metros e há conexão com o rio São Francisco e com a lagoa do Juazeiro


Lagoa Grande

Localizada no município Pedras de Maria da Cruz/MG, em uma região que o bioma principal de vegetação é o cerrado. A lagoa apresenta 0,16 Km de largura, com um perímetro de 1,95; tem 0,91 de comprimento e corresponde a 0,13 km2 de área.


Lagoa de Itapueira

Localizada no município de Januária/MG, em uma região que o bioma principal de vegetação é a caatinga. A lagoa apresenta 0,12 km de largura, tem um perímetro de 7,25 km, comprimento de 3,57 km e corresponde a 0,29 km de área.


Lagoa da Sede Pandeiros

Localizada no município de Januária, em uma região que o bioma principal de vegetação é o cerrado.


Lagoa da Tapera

Localizada na cidade de Januária/MG, perto do povoado de Remansinho e dentro da área de proteção ambiental do Rio Pandeiros, sua extensão é de cerca de 500 metros e sua profundidade chega a 2 metros, ela faz conexão sazonal com o rio Pandeiros e com a lagoa Branca.


Lagoa Saco de São Francisco

Localizada em São Romão/MG, dentro de uma grande área de cultivo de grãos, a lagoa faz conexão com os rios São Francisco e Urucuia.


Lagoa da Fazenda Buritizeiro

Localizada em Buritizeiro/MG, próximo de Pirapora, seu enchimento ocorre principalmente com as águas da chuva.

Fonte:

Francisco de Assis Pereira (Pereira Bode Velho) – Movimento Carta de Morrinhos

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.