Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Revitalização de Bacias > Contribuição ao Manejo de Bacias do Velho Chico(Junho 2018)
Início do conteúdo da página

Contribuição ao Manejo de Bacias do Velho Chico(Junho 2018)

Publicado: Quarta, 27 de Junho de 2018, 08h10 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h36 | Acessos: 359

O negrito é para deixar bem claro que o objetivo principal é produção de água, ou seja, todos os  procedimentos ambientais adotados  precisam estar focados nessa condição. A bacia hidrográfica exerce, então, o papel de processadora dos volumes de água recebidos das chuvas, produzindo: armazenamento em aquíferos subterrâneos, evapotranspiração, enxurradas e vazões de base. Os armazenamentos subterrâneos são os garantidores das vazões de estiagens das nascentes e dos cursos d’água. As enxurradas são responsáveis pelas cheias e inundações. Tudo aparentemente muito simples e elementar, dirá o leitor até aqui. E com razão. Mas por trás disso existem algumas pequenas complicações e que são objetos da hidrologia aplicada à produção  de água. Ela é a responsável pela base científica e tecnológica necessária a qualquer planejamento ambiental da pequena bacia, visando eficiência no processamento dos volumes de água recebidos das chuvas,  com vistas ao abastecimento dos aquíferos subterrâneos. E é  dela que vamos tratar bastante  neste texto. Mas antes temos algumas considerações a fazer sobre bacias hidrográficas.

 

Para ler o artigo completo, clique aqui!

 


Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.