Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Revitalização de Bacias > Estudo revela que leito do Rio São Francisco recebe 23 milhões de toneladas de sedimentos por ano(Setembro 2017)
Início do conteúdo da página

Estudo revela que leito do Rio São Francisco recebe 23 milhões de toneladas de sedimentos por ano(Setembro 2017)

Publicado: Terça, 26 de Setembro de 2017, 12h03 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h36 | Acessos: 393

Na prática, é como se a cada ano um milhão de carretas de detritos fossem lançadas na água.

São Francisco, Pedras de Maria da Cruz, Januária, Bonito de Minas, Manga, Matias Cardoso e Jaíba – Dois mil e novecentos quilômetros de leito em uma bacia hidrográfica que irriga uma área quase igual à da França, abastecendo perto de 13 milhões de pessoas. Os números superlativos do Rio São Francisco combinam com seu passado de fartura. Época em que por suas águas circulavam grandes vapores, apitando enquanto rasgavam a correnteza levando mercadorias e pessoas. Com o tempo, o leito foi minguando, sendo sugado de um lado, aterrado de outro, poluído por todos. Tanto que a história do chamado Rio da Integração Nacional desaguou a um ponto em que, hoje, até a passagem de pequenas canoas é difícil em certos trechos.

Para ler o artigo completo, clique aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.