Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Revitalização de Bacias > Milhões de peixes morrem com a seca da Lagoa de Itaparica em Xique-Xique (BA) (Agosto 2017)
Início do conteúdo da página

Milhões de peixes morrem com a seca da Lagoa de Itaparica em Xique-Xique (BA) (Agosto 2017)

Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2017, 07h47 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h37 | Acessos: 505

Um dos maiores berçários do Rio São Francisco se encontra em estado de calamidade. Quase totalmente seco, a Lagoa que fica entre Xique-Xique e Gentio do Ouro entrou em estado crítico e milhões milhões de peixes morrem. Um vídeo com mais de 14.000 visualizações e gravado por Railton Nascimento, professor de Xique-Xique e ambientalista demonstra a infeliz tristeza por que passa a nossa riqueza aquífera da região. “Devemos nos preocupar, sair da zona de conforto e fazer uma intensa corrente de ajuda. Faça esse vídeo chegar longe, para que alguma alma sensível possa parar e pensar sobre o que estamos passando”, disse Sócrates Júnior radialista da Mais Fm de Irecê em seu facebook.

O geógrafo Railton Barbosa é um professor que luta incansavelmente pela preservação e vida do Rio São Francisco, apelidado pelo Blogueiro Adriano Brito de “Guardião do Velho Chico” Railton Barbosa e outros voluntários salvou 6.000 alevinos da Lagoa de Itaparica, foram reunidas diversas instituições e instâncias ambientais competentes para realizarem uma ação de resgate e salvamento de peixes em lagoas e marginais do rio São Francisco, na ilha do Gado Bravo em Xique-Xique/BA. Dentre as espécies de peixes salvas, encontramos: matrinxã, curimatã, mandi, piau, sarapó, sardinha e piabas.

Para ler a matéria, clique aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.