Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Revitalização de Bacias > Nota de Esclarecimento da Chesf a respeito da existência de ‘vazamentos’ de água nas barragens de Paulo Afonso IV e Moxotó
Início do conteúdo da página

Nota de Esclarecimento da Chesf a respeito da existência de ‘vazamentos’ de água nas barragens de Paulo Afonso IV e Moxotó

Publicado: Terça, 26 de Março de 2019, 10h07 | Última atualização em Terça, 26 de Março de 2019, 10h07 | Acessos: 621

http://www.pa4.com.br/noticias/nota-de-esclarecimento-da-chesf-respeito-da-existencia-de-vazamentos-de-agua-nas-barragens-de-paulo-afonso-iv-e-moxoto

 

22/02/2019

Foto: Severino Silva/Chesf

 

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf, considerando notícia divulgada na imprensa (veja aqui) e em redes sociais a respeito da existência de vazamentos de água nas barragens de Paulo Afonso IV e Moxotó, presta os seguintes esclarecimentos:

Inicialmente ressalta que a Chesf lida e detém experiência, há mais de 60 anos, com barragens de grande porte que fazem parte dos seus empreendimentos hidrelétricos. Como parte das suas ações, realiza um criterioso programa de manutenção das instalações, contemplando o devido monitoramento e inspeções nas estruturas civis das barragens, de acordo com o Plano de Segurança de Barragens, atendendo as exigências da Legislação Federal (Lei 12.334/2010) e Regulamentação ANEEL (Resolução 696/2015).

Com relação ao fluxo de água no dreno à jusante do dique da barragem de Paulo Afonso IV, no bairro Perpétuo Socorro, em Paulo Afonso, esclarece que não se trata de vazamentos e sim de água que aflora do solo. Ressalta que desde a construção da barragem, este fato é percebido e não caracteriza fator de risco. Isso tecnicamente é denominado de surgências, consideradas comuns em barragens. Conforme as inspeções realizadas periodicamente, o aumento da vazão ocorreu devido a lançamentos irregulares de esgotos domésticos no dreno existente. Apesar de não implicar em riscos para a barragem, a Chesf vem desenvolvendo esforços junto à prefeitura municipal no sentido de adoção de medidas pela mesma, de modo que os esgotos e as águas de chuva, não sejam direcionados para o referido dreno.

Quanto à existência de água em dois locais à jusante da barragem de Moxotó, este fato, da mesma forma que na barragem de Paulo Afonso IV, não caracteriza anormalidade e nem representa riscos para a estrutura. A Chesf realiza, também, nessa barragem, inspeções e monitoramento permanente.

Portanto, as condições das barragens mencionadas estão conforme os padrões de segurança e critérios de projeto, não apresentando nenhum risco que possa comprometer a sua estabilidade.

Sobre o assunto

 

Não há barragem segura, diz delegado da PF do caso Brumadinho

https://www1-folha-uol-com-br.cdn.ampproject.org/v/s/www1.folha.uol.com.br/amp/cotidiano/2019/02/nao-ha-barragem-segura-diz-delegado-da-pf-do-caso-brumadinho.shtml?amp_js_v=0.1#referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=Fonte%3A%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww1.folha.uol.com.br%2Fcotidiano%2F2019%2F02%2Fnao-ha-barragem-segura-diz-delegado-da-pf-do-caso-brumadinho.shtml

 

Boletim de monitoramento compartilhado do rio Paraopeba Ruptura da Barragem do Complexo do Feijão em Brumadinho ‐ MG

http://www.suassuna.net.br/2019/02/boletim-de-monitoramentocompartilhado.html

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.