Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Revitalização de Bacias > Comitê demonstra preocupação com barragens na região da bacia do Rio Das Velhas
Início do conteúdo da página

Comitê demonstra preocupação com barragens na região da bacia do Rio Das Velhas

Publicado: Quinta, 02 de Mai de 2019, 12h50 | Última atualização em Quinta, 02 de Mai de 2019, 12h50 | Acessos: 305

Barragens abandonadas em Rio Acima estão a 2km do leito do rio; quatro barragens da Vale estão nas proximidades de área de captação.

 

https://g1-globo-com.cdn.ampproject.org/v/s/g1.globo.com/google/amp/mg/minas-gerais/noticia/2019/04/22/comite-demonstra-preocupacao-com-barragens-na-regiao-da-bacia-do-rio-das-velhas.ghtml?amp_js_v=0.1#referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=Fonte%3A%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fg1.globo.com%2Fmg%2Fminas-gerais%2Fnoticia%2F2019%2F04%2F22%2Fcomite-demonstra-preocupacao-com-barragens-na-regiao-da-bacia-do-rio-das-velhas.ghtml

 

Por MG1 — Belo Horizonte

 

22/04/2019

Barragens abandonadas da Mundo Mineração em Rio Acima, na Grande BH, tem a classificação de risco mais alta no cadastro da ANM — Foto: Humberto Trajano/G1

Barragens abandonadas da Mundo Mineração em Rio Acima, na Grande BH, tem a classificação de risco mais alta no cadastro da ANM — Foto: Humberto Trajano/G1

Uma reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica Rio das Velhas discutiu na manhã desta segunda-feira (22) a situação das barragens de rejeito de mineração na região da bacia. O Rio das Velhas abastece cerca de um terço da população da capital mineira e é um dos afluentes do Rio São Francisco.


Segundo o presidente do comitê, Marcus Vinicius Polignano, a situação das barragens da Vale de Forquilha I, II, III, Vargem Grande , Maravilhas I, aumenta ainda mais a preocupação com o Rio das Velhas.

“Nós estamos com pelo menos quatro barragens com alto risco de rompimento, o que significa dizer que se isso ocorrer, nós vamos ter o comprometimento das águas do Rio das Velhas, especialmente no ponto de captação de Bela Fama. Bela Fama é onde se retira praticamente 60% da água de Belo Horizonte. ”

 

Técnicos da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) apresentaram a situação das barragens da bacia e das auditorias de segurança. Representantes da Copasa falaram sobre a situação das barragens 1 e 2 da Mina Engenho, que pertence à Mundo Novo Mineração, que encerrou suas atividades em 2011. Elas ficam a 2km da calha do Rio das Velhas e aparecem na lista da Agência Nacional de Mineração com risco alto e elevado dano potencial.

Toda a bacia hidrográfica do Rio das Velhas está localizada na Região Central de Minas Gerais. Com 801 km, o Rio das Velhas é o maior afluente em extensão da bacia Rio São Francisco. A população da bacia do Velhas, estimada em 4.406.190 milhões de habitantes está distribuída nos 51 municípios cortados pelo rio e seus afluentes.

 

Barragens da Mina do Engenho, em Rio Acima — Foto: Karina Almeida/G1
Sobre o assunto

Rejeitos no Rio São Francisco                                           

http://www.suassuna.net.br/2019/04/rejeitos-no-rio-sao-francisco-com.html

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.