Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Revitalização de Bacias > Codevasf repovoa rios e córregos do Alto São Francisco com peixes de espécies nativas
Início do conteúdo da página

Codevasf repovoa rios e córregos do Alto São Francisco com peixes de espécies nativas

Publicado: Terça, 07 de Mai de 2019, 11h52 | Última atualização em Terça, 07 de Mai de 2019, 11h52 | Acessos: 403

http://www.codevasf.gov.br/noticias/2019/codevasf-repovoa-rios-e-corregos-do-alto-sao-francisco-com-peixes-de-especies-nativas

26/04/2019

Peixamentos em MG

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Franciscos e do Parnaíba (Codevasf) repovoou rios e córregos de municípios próximos do reservatório de Três Marias (MG) e do rio São Francisco com cerca de 140 mil alevinos. De acordo com recente balanço da 1ª Superintendência Regional da Companhia, sediada em Montes Claros (MG), a Codevasf realizou 11 peixamentos nos municípios mineiros de Itaúna, São Gotardo, Piumhi, Bambuí, Lagoa da Prata, Luz, Martinho Campos, São Gonçalo do Abaeté e Três Marias, em ações realizadas entre outubro e dezembro de 2018.

Nos peixamentos foram usados alevinos das espécies curimatã pacu, matrinxã e pacamã, produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf localizado em Três Marias. Os peixamentos integram o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que tem entre seus objetivos a recomposição da ictiofauna de rios, lagoas e grandes reservatórios hídricos.

“A Codevasf, por meio de iniciativas como essa, incentiva a valorização do meio ambiente e proporciona a sustentabilidade da atividade pesqueira, com o aumento da quantidade de peixes e a diminuição dos efeitos de impactos ambientais diversos sobre grande parte das espécies de peixes migradores”, explica Edson Vieira, chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura.

Codevasf repovoa rios e córregos do Alto São Francisco com peixes de espécies nativas

A soltura dos peixes mobilizou instituições e população local. Os repovoamentos contaram com participação de secretarias municipais do meio ambiente, alunos de escolas municipais e representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), de associações comunitárias e ambientais e de pescadores, entre outros.

Para o superintendente regional da Codevasf, Rodrigo Rodrigues, a realização de peixamentos reforça o compromisso da Companhia com a revitalização da bacia do rio São Francisco e o desenvolvimento regional. “O trabalho desenvolvido pela Codevasf nesse âmbito promove a recuperação dos recursos pesqueiros e a conservação da biodiversidade, e contribui com a geração de renda para muitas famílias”, destaca.

 

Fotografias:
//www.flickr.com/photos/169320297@N06/albums/72157704788282722">https://www.flickr.com/photos/169320297@N06/albums/72157704788282722>

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.