Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Tecnologias de Convivência com as secas > Especialista explica os efeitos da regularização da água do mar dessalinizada
Início do conteúdo da página

Especialista explica os efeitos da regularização da água do mar dessalinizada

Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2019, 15h50 | Última atualização em Quinta, 14 de Novembro de 2019, 15h50 | Acessos: 398

https://www-terra-com-br.cdn.ampproject.org/v/s/www.terra.com.br/amp/noticias/dino/especialista-explica-os-efeitos-da-regularizacao-da-agua-do-mar-dessalinizada,11628b91bba060523519d1e7279537f7fib0agp5.html?usqp=mq331AQCKAE%3D&amp_js_v=0.1#referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=Fonte%3A%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.terra.com.br%2Fnoticias%2Fdino%2Fespecialista-explica-os-efeitos-da-regularizacao-da-agua-do-mar-dessalinizada%2C11628b91bba060523519d1e7279537f7fib0agp5.html 

12/11/2019

Foto: DINO / DINO 

No dia 18 de setembro de 2019, foram publicados no Diário Oficial da União os requisitos necessários para o procedimento que visa a obtenção de água do mar dessalinizada. O responsável por informar essa publicação foi a Anvisa e vale pontuar que a dessalinização se consolida como uma solução eficiente para aumentar o volume de água potável disponível. 

Já o objetivo desses requisitos não se restringe apenas a assegurar que a água oferecida às pessoas seja de boa qualidade. Eles se voltam também à regularização da atividade das empresas que atuam nesse mercado, seja dessalinizando, seja envasando a água ou ambos. 

Requisitos para obtenção da água do mar dessalinizada 

A dessalinização da água é um procedimento automatizado, ou seja, realizado por meio de máquinas que retiram o sal presente em sua composição. 

Além disso, elas adicionam componentes indispensáveis à saúde daqueles que irão bebê-la e é importante compreender quais mudanças ocorreram após a publicação da resolução. 

Por isso, essa e outras questões foram levadas até os profissionais da Asstefil , empresa especializada no fornecimento de máquinas dessalinizadoras: 

O que mudou após Resolução da Diretoria Colegiada 316/2019? 

Asstefil: Praticamente tudo, afinal, antes da resolução 316/2019 apenas a água doce podia ser envasada. Agora, com essa nova possibilidade [o envase e comércio de água dessalinizada] um novo mercado está se abrindo para todos. 

O que é preciso fazer para regularizar a água do mar a ser usada? 

Asstefil: O primeiro passo é registrar a água junto à Anvisa para que sejam feitas as checagens necessárias. Ela avaliará a forma de captação da água, o processo de dessanilização aplicado, o atendimento ao padrão de potabilidade, além de autorizar e especificar o produto final.

O que seria esse padrão de potabilidade? 

Asstefil: Para ser considerada potável, a água deve não apenas ser limpa, mas também possuir determinados componentes, como cálcio, magnésio e potássio em quantidades determinadas. Já a presença de contaminantes biológicos, químicos e materiais estranhos e nocivos à saúde é vedada e caso a água precise ser remineralizada, os minerais devem ser do tipo alimentício. 

Qual o papel das máquinas usadas para obtenção da água do mar dessalinizada? 

Asstefil: As máquinas retiram o sal da água através de diferentes processos de purificação e filtragem, além disso, por meio delas é possível adicionar os componentes já citados. As máquinas fabricadas pela Asstefil foram especialmente projetadas para atender os requisitos da Anvisa, além de tornar o processo mais rápido e eficiente. 

Uma verdadeira revolução 

Se para o público leigo a regularização da dessalinização da água pode parecer algo de pouca importância, para a indústria e os especialistas trata-se de uma verdadeira revolução. 

A verdade é que a água doce é cada vez mais escassa e a possibilidade de tornar a água do mar potável pode ser entendida como uma verdadeira salvação para a humanidade.

Website: https://asstefil.com.br/

 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.