Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Tecnologias de Convivência com as secas > Usina solar transforma água do mar em água potável no Quênia
Início do conteúdo da página

Usina solar transforma água do mar em água potável no Quênia

Publicado: Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 12h12 | Última atualização em Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 12h12 | Acessos: 277

Assista ao vídeo da matéria, no endereço abaixo

https://ciclovivo-com-br.cdn.ampproject.org/v/s/ciclovivo.com.br/inovacao/inspiracao/usina-solar-transforma-agua-do-mar-em-agua-potavel-no-quenia/amp/?usqp=mq331AQCKAE%3D&amp_js_v=0.1#referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=Fonte%3A%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fciclovivo.com.br%2Finovacao%2Finspiracao%2Fusina-solar-transforma-agua-do-mar-em-agua-potavel-no-quenia%2F 

11/02/2020

Resultado de imagem para Usina solar transforma água do mar em água potável no Quênia

Imagem do Google 

Mais de 2 bilhões de pessoas no mundo não tem acesso à agua potável fornecida de forma segura. Pode parecer contraditório falar em escassez em um planeta coberto por água, mas cerca de 97% da água encontrada na Terra é salgada e imprópria para o consumo humano. 

A solução para este problema pode estar na dessalinização de água, processo que demanda energia elétrica e produtos químicos. 

A boa notícia é que uma nova tecnologia foi desenvolvida e já está fornecendo água limpa para a comunidade de Kiunga, uma vila rural no Quênia, desde 2018.

Resultado de imagem para Usina solar transforma água do mar em água potável no Quênia 

Diferente dos processos tradicionais de dessalinização de água, que precisam de grandes quantidades de energia elétrica e uma rede de distribuição bem estruturada, o sistema criado pela organização não-governamental GivePower usa a energia do sol. 

Apelidado de “fazenda solar de água” o local possui painéis solares que produzem 50 quilowatts de energia, que é armazenada em duas baterias Tesla de alto desempenho, e duas bombas de água operam 24 horas por dia. O sistema produz água potável suficiente para 35 mil pessoas por dia – com uma qualidade melhor do que a produzida pelos processos tradicionais. 

Além de fornecer água de boa qualidade para as pessoas, a fazenda solar de água não tem o mesmo impacto negativo de outros processos, que envolvem produtos químicos e resíduos salinos nocivos ao meio ambiente.

Resultado de imagem para Usina solar transforma água do mar em água potável no Quênia

Foto: Reprodução | YouTube GivePower 

Mudando a vida das pessoas 

Antes da instalação da usina solar, os 3,5 mil habitantes de Kiunga precisavam viajar por cerca de 1 hora para conseguir água. A única fonte disponível era um poço com água imprópria. 

Com o sucesso da operação da primeira fazenda solar de água a GivePower expandiu sua área de atuação e está instalando sistemas similares em outras partes do mundo como o Haiti e comunidades isoladas na Colômbia. 

Estima-se que em 2025 metade da população vai viver em áreas com escassez de água. O tratamento e reúso de água são cada vez mais importantes neste cenário, assim como o aproveitamento da água do mar.

Resultado de imagem para Usina solar transforma água do mar em água potável no Quênia

 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.