Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Tecnologias de Convivência com as secas > Geladeiras ecológicas de argila podem chegar a -8ºC sem eletricidade
Início do conteúdo da página

Geladeiras ecológicas de argila podem chegar a -8ºC sem eletricidade

Publicado: Segunda, 05 de Outubro de 2020, 12h41 | Última atualização em Segunda, 25 de Outubro de 2021, 10h45 | Acessos: 280

Equipamentos podem mudar a vida de pessoas sem recursos ou acesso à rede elétrica.

https://ciclovivo.com.br/inovacao/geladeiras-ecologicas-de-argila-podem-chegar-a-8oc-sem-eletricidade/?fbclid=IwAR0vNR8P0BXLPO6gdW3dC5DISKHFwT647du3dO0eKCM8XG7ro0leXEReT90

 16/04/2020

geladeira ecológica
Uma geladeira não é um produto acessível para milhões de famílias carentes em todo o mundo – o eletrodomésticos é um dos mais caros e, além do preço, o equipamento também precisa de acesso à eletricidade. Além disso sua produção e uso geram impacto ambiental negativo.

Uma solução está em um material simples, usado muitas vezes em filtros de água: a argila. Sem usar eletricidade, estas geladeiras estão sendo fabricados ao redor do mundo, oferecendo uma possibilidade acessível e ecológica para quem precisa refrigerar alimentos, mas não tem condições de pagar por uma geladeira elétrica ou acesso à rede de eletricidade no local onde vive.

A água evapora e leva junto o calor

 A Ecoplanet é uma geladeira feita com lama e areia, 100% ecológica e capaz de garantir temperaturas de -8ºC sem o uso de eletricidade.  Desenvolvida por uma empresa chamada Depresa, o equipamento foi criado para as famílias que moram em regiões carentes onde não há eletricidade, para que os alimentos possam ser conservados por mais tempo.


A aparência é de um grande jarro de cerâmica e seu funcionamento ocorre por princípios físico-químicos: são dois recipientes de argila, separados por uma grossa camada de areia e terra. O equipamento é colocado a meia sombra e, quando a água da areia evapora, a temperatura da estrutura cai, garantindo alimentos frescos e conservados por muito mais tempo.

Desde 2015 os produtos da empresa são comercializados e recentemente foram incluídos em ações públicas de desenvolvimento social para garantir uma melhor qualidade de vida para famílias carentes ou que vivem em áreas rurais.

No vídeo, é possível ver como é a fabricação de geladeiras semelhantes no Marrocos.

Tecnologia indiana

Na Índia, o artesão Mansukhbai Prajapati, criou um refrigerador que não precisa de eletricidade para funcionar motivado por dificuldades financeiras que estava enfrentando.

Batizado de MittiCool, o refrigerador feito de argila consegue deixar os alimentos frescos por três dias, graças à uma câmara de água na parte superior do produto. Quando evapora, a água escorre pelas laterais da parede de cerâmica da geladeira, que têm 4 tipos diferentes de argila, fazendo com que os mantimentos continuem frescos. Ainda existe uma torneira na parte frontal, com água para ser consumida.

A temperatura da MittiCool pode ficar em torno de 8° C e o equipamento pode fazer uma grande diferença para quem não têm acesso à eletricidade e nem condições de ter uma geladeira comum.

Cada MittiCool é vendida pelo equivalente a R$ 135, o que garante o acesso a pessoas que não podem pagar por uma geladeira comum, além do fato de não precisar de energia – outro custo ou recurso não disponível para todos.

Veja um vídeo (em inglês) sobre as geladeiras de argila indianas.

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.