Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Tecnologias de Convivência com as secas > SISTEMA AGROFLORESTAL PARA GERAR ALIMENTOS, ENERGIA E RENDA NO NORDESTE(Abril 2018)
Início do conteúdo da página

SISTEMA AGROFLORESTAL PARA GERAR ALIMENTOS, ENERGIA E RENDA NO NORDESTE(Abril 2018)

Publicado: Sexta, 20 de Abril de 2018, 08h14 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h37 | Acessos: 473

No Nordeste brasileiro, a Embrapa e o World Agroforestry Centre (Icraf), estão utilizando a macaúba em consórcio com culturas alimentares visando agregar maior sustentabilidade à produção de matéria-prima para biocombustíveis.
Os experimentos estão em dois locais: em Parnaíba, no Piauí, região litorânea; e em Barbalha, no Ceará, bem no interior do Nordeste. A macaúba é o componente desse sistema agroflorestal com potencial para integrar a cadeia produtiva de biocombustíveis. A palmeira, nativa do Brasil, gera frutos com volume de óleo comparável ao do dendê, que é campeão em produtividade.  O óleo que a macaúba produz pode atender à produção de dois combustíveis de origem renovável: o biodiesel, já presente no Brasil, e o bioquerosene de aviação, um produto ainda em consolidação, com grande potencial de mercado. Além disso o óleo pode vir a atender também a indústria de alimentos e cosméticos.

Para ler a matéria completa, clique aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.