Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Tecnologias de Convivência com as secas > O Poder do Couro (Fevereiro 2018)
Início do conteúdo da página

O Poder do Couro (Fevereiro 2018)

Publicado: Quinta, 22 de Fevereiro de 2018, 09h46 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h37 | Acessos: 378

O velho ditado diz que o bom filho à casa torna. E se tem um lugar onde essa frase pode ser facilmente aplicada é no distrito da Ribeira, localizado na cidade de Cabaceiras, no Cariri paraibano e a 201 km de distância de João Pessoa. Sem oportunidades de trabalhos, os jovens daquele local estavam deixando suas casas e migrando para os grandes centros do país, a exemplo de Rio de Janeiro e São Paulo. Mas, uma iniciativa posta em prática no fim dos anos 90, mudou completamente esta realidade. Há pouco menos de 20 anos nascia a Arteza, a Cooperativa de Curtidores e Artesãos em Couro de Ribeira. Com ela, era plantada também uma semente que já deu muitos frutos e que hoje é exemplo em várias comunidades do Nordeste brasileiro. A Arteza hoje, além de ser referência na área, é a principal responsável pela vida da Ribeira e, por conta dela, os jovens não precisam mais deixar sua terra amada, além de ter uma boa fonte de renda: o couro.

Para ler a matéria, clique aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.