Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Tecnologias de Convivência com as secas > Nível acima da média da Barragem de Boacica (AL) beneficia cultivo de arroz (Dezembro 2017)
Início do conteúdo da página

Nível acima da média da Barragem de Boacica (AL) beneficia cultivo de arroz (Dezembro 2017)

Publicado: Quinta, 14 de Dezembro de 2017, 08h24 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h37 | Acessos: 573

Quase todo o Nordeste está em pleno verão, que é período seco na região, mas a estiagem não preocupa os produtores de arroz do baixo São Francisco, em Alagoas. O distrito irrigado do Boacica fica em Igreja Nova. São 780 lotes destinados à produção do arroz. Antigamente toda a área de várzea era invadida pelo rio Boacica, afluente do Velho Chico, durante as cheias e isso causava prejuízos aos produtores.Para evitar perdas e controlar a vazão do rio, foi construída uma barragem com capacidade para 55 milhões de metros cúbicos de água.Há seis meses, a barragem estava praticamente seca. Consequência de seis anos seguidos de estiagem.A vazão ainda está forte. Chega a quatro mil metros cúbicos por segundo. A água é distribuída para as plantações através de canais de irrigação. A colheita está prevista para o início de janeiro.O produtor de arroz, Adevaldo Moreira, está no distrito há 30 anos. Ele plantou três lotes e arrendou outros dois. "Controlar a vazão de água, depois é esperar o tempo secar para fazer a colheita.".Além de irrigar os lotes de arroz, a barragem voltou a ser utilizada para a piscicultura.

Para ler a matéria completa, clique aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.