Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Tecnologias de Convivência com as secas > Moradores da Paraíba usam a criatividade para vencer a secas (Agosto 2017)
Início do conteúdo da página

Moradores da Paraíba usam a criatividade para vencer a secas (Agosto 2017)

Publicado: Terça, 29 de Agosto de 2017, 13h40 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h38 | Acessos: 428

O mês de junho, quando acontecem as tradicionais festas juninas, costuma ser uma das épocas mais animadas no Nordeste brasileiro. Mas os moradores de cidades como Teixeira, no estado da Paraíba, não estão vendo muitos motivos para comemorar. A seca que atinge a região já é considerada a mais grave dos últimos 47 anos – cerca de 120 municípios decretaram estado de emergência. A situação também vem afetando a rotina da população rural. Muitos agricultores estão usando a criatividade para manter suas plantações ou buscando estratégias sustentáveis.

É o caso do agricultor Rubenildo, morador da comunidade Poços de Baixo, no município de Teixeira. Diariamente, ele faz duas viagens de cinco quilômetros em uma carroça com uma borracha feita de pneu para pegar água na comunidade de São Francisco, onde reside sua mãe. Como não tem onde estocar em Poços de Baixo, ele passou a guardar o que sobra em garrafas PET. Hoje, Rubenildo tem 589 garrafas cheias, somando um total de 1.178 litros – e passou a usar a água para desenvolver um pequeno viveiro de mudas e um plantio de maracujá com irrigação por gotejamento, além de guardar uma parte para usar em períodos que devem ser mais críticos, nos meses de agostos a dezembro deste ano.


Confira o artigo completo aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.