Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Tecnologias de Convivência com as secas > Programa de Cisternas no Sertão é considerado segunda iniciativa mais importante do mundo no combate à seca (Agosto 2017)
Início do conteúdo da página

Programa de Cisternas no Sertão é considerado segunda iniciativa mais importante do mundo no combate à seca (Agosto 2017)

Publicado: Sexta, 25 de Agosto de 2017, 08h38 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h38 | Acessos: 501

O Programa Cisternas, política pública de acesso à água que possibilita às famílias rurais do Semiárido brasileiro sobreviverem, foi considerado a segunda iniciativa mais importante do mundo no combate à seca. O Prêmio Política para o Futuro 2017 reconheceu, nesta terça-feira (22), a importância da iniciativa.
O Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e outras Tecnologias Sociais (Programa Cisternas) é financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social desde 2003. O público do programa são famílias rurais de baixa renda atingidas pela seca ou falta regular de água, com prioridade para povos e comunidades tradicionais.
De acordo com a Articulação Semiárido Brasileiro, o prêmio é uma iniciativa do World Future Council que, este ano, teve a parceria da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD). O prêmio atesta a efetividade das ações de convivência com o Semiárido como uma política pública com potencial para reverter a degradação do solo, que impossibilita a produção de alimentos, abandono das regiões afetadas pela sua população, fome e miséria. A desertificação afeta 58% da área do Semiárido, onde vivem 11,8% brasileiros e brasileiras, muitos deles em situação de pobreza ou extrema pobreza.

Para ler a matéria completa, clique aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.