Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Tecnologias de Convivência com as secas > “POTENCIAL HÍDRICO SUBTERRÂNEO DO NORDESTE BRASILEIRO E SUGESTÕES PARA O SEU APROVEITAMENTO RACIONAL” (Julho 2017)
Início do conteúdo da página

“POTENCIAL HÍDRICO SUBTERRÂNEO DO NORDESTE BRASILEIRO E SUGESTÕES PARA O SEU APROVEITAMENTO RACIONAL” (Julho 2017)

Publicado: Terça, 01 de Agosto de 2017, 09h28 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h38 | Acessos: 401

Caracterização do “Potencial de Recursos Hídricos”:

Definição

Bom. Começa-se com a definição de potencial de recursos hídricos que é a quantidade de água que, em média, anualmente, é renovada. Nós temos aqui (figura n° 2) uma outra formulação do ciclo hidrológico. Representado no primeiro retângulo, nos temos o sistema de chuvas. Uma vez precipitadas, a parte que escapa à evapotranspiração real - a grande parcela do total precipitado que vai satisfazer, exatamente, as necessidades da umidade do solo, da umidade do ar, do consumo e da transpiração das plantas etc. - algo em torno de 10% do volume precipitado, é que vai constituir, de um lado, o fluxo dos rios e riachos e de outro o fluxo de água subterrânea de sistemas aqüíferos. 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.