Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Tecnologias de Convivência com as secas > O Açude Gargalheiras, em Acarí (RN), entra em colapso. Comentários de João Suassuna(Junho 2017)
Início do conteúdo da página

O Açude Gargalheiras, em Acarí (RN), entra em colapso. Comentários de João Suassuna(Junho 2017)

Publicado: Terça, 01 de Agosto de 2017, 09h20 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h38 | Acessos: 702

Prezados(as),
Isso que aconteceu no Gargalheiras, açude de 40 milhões de metros cúbicos de capacidade, foi por má gestão dos recursos hídricos locais. Usaram praticamente todo o potencial volumétrico da referida represa, acima de sua capacidade de regularização, 100% garantida. O resultado de tudo isso, não podia ser outro. A água acabou! E, infelizmente, o Rio Grande do Norte não está sozinho nessa lamentável situação ora vivenciada no Semiárido nordestino.

A represa de Jucazinho, localizada no Agreste pernambucano, por exemplo, que abastece o município de Santa Cruz do Capibaribe e uma infinidade de localidades em seu entorno, inclusive Caruaru, também está em vias de exaustão (atualmente, apenas com 3%). Existe uma tendência no imaginário do povo brasileiro, de que a “água” é um bem natural infinito e que, portanto, pode ser usada a bel prazer.

Para ler o artigo completo, clique aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.