Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Tecnologias de Convivência com as secas > Dessalinizador solar garante água potável no semiárido
Início do conteúdo da página

Dessalinizador solar garante água potável no semiárido

Publicado: Quinta, 02 de Mai de 2019, 12h52 | Última atualização em Quinta, 02 de Mai de 2019, 12h52 | Acessos: 320

Tecnologia é de baixo custo e tornou-se aliado de famílias que enfrentam estiagens.

https://www-terra-com-br.cdn.ampproject.org/v/s/www.terra.com.br/amp/noticias/climatempo/dessalinizador-solar-garante-agua-potavel-no-semiarido,612a660d9cf908631e1fdd2f2ef0c2dejzlj15l9.html?amp_js_v=0.1#referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=Fonte%3A%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.terra.com.br%2Fnoticias%2Fclimatempo%2Fdessalinizador-solar-garante-agua-potavel-no-semiarido%2C612a660d9cf908631e1fdd2f2ef0c2dejzlj15l9.html

21/04/2019

Foto: Climatempo

 

Um dessalinizador solar de baixo custo de implantação e manutenção, com capacidade para produzir água potável sem uso de eletricidade e livre de produtos químicos, tornou-se um aliado de famílias do semiárido da Paraíba, que enfrentam longas estiagens e sofrem com escassez de água de boa qualidade.

 

O modelo já atendeu a cerca de 300 famílias e está disponível em um banco de tecnologias online disponibilizado pela Fundação Banco do Brasil. As tecnologias podem ser replicadas gratuitamente, por qualquer pessoas e em qualquer parte do país.

 

A tecnologia do dessalinizador, divulgada pela Fundação, foi desenvolvida em uma parceria da Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

 

O dessalinizador consiste em uma caixa construída com placas pré-moldadas de concreto e cobertura de vidro que deixa passar a radiação solar. Dessa forma, a construção possibilita o aumento da temperatura dentro da caixa e a evaporação da água armazenada em uma lona encerada comum, do tipo usada em caminhões.

 

"Os poços que a gente perfura, quase em sua totalidade, têm água salobra, água salgada, o que não serve para o consumo humano. Então, desenvolvemos junto com a UEPB essa tecnologia para exatamente fazer com que essa água salgada se tornasse uma água ideal para o consumo humano," contou Jonas Marques de Araujo Neto, presidente da cooperativa. 

 

Outro benefício da implementação dessa tecnologia é que as pessoas conseguem manter seu modo de vida no semiárido, desenvolver as atividades e sustentar as famílias sem precisar migrar para conseguir oferta de água potável, nem recorrer a subempregos nos centros urbanos.

 

Hoje existem 28 dessalinizadores implementados nos assentamentos dos municípios de Seridó-PB, Cubati-PB e Pedra Lavrada-PB, na microrregião do Seridó Oriental paraibano: uma das regiões mais secas do Estado. 

 

Tecnologias sociais 

 

Responsável por um Banco de Tecnologias Sociais, a Fundação possui uma base de dados com mais de 900 soluções e já beneficiou cerca de 130 mil pessoas no país inteiro, em 444 municípios, por meio de um total de 389 projetos. Os projetos tiveram investimento total de R$ 156,3 milhões.

 

Todas as tecnologias sociais fazem referência aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU) e podem ser acessadas no endereço http://tecnologiasocial.fbb.org.br

 

Fonte: Agência Brasil

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.