Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Tecnologias de Convivência com as secas > MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL REPLICARÁ EXPERIÊNCIA DO INSA DE REÚSO DE ÁGUA PARA SEGURANÇA FORRAGEIRA NO SEMIÁRIDO
Início do conteúdo da página

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL REPLICARÁ EXPERIÊNCIA DO INSA DE REÚSO DE ÁGUA PARA SEGURANÇA FORRAGEIRA NO SEMIÁRIDO

Publicado: Segunda, 06 de Mai de 2019, 15h50 | Última atualização em Segunda, 06 de Mai de 2019, 15h51 | Acessos: 575

 

Serão implantados imediatamente três novos campos de reúso em municípios que serão definidos por critérios científicos e servirão para avaliação da viabilidade da replicação em larga escala pelo MDR.

 

https://portal.insa.gov.br/noticias/1341-ministerio-do-desenvolvimento-regional-replicara-experiencia-do-insa-de-reuso-de-agua-para-seguranca-forrageira-no-semiarido?fbclid=IwAR1qY4zuGnP0N9XB_iausLeuN1gKi0Uhfa3_aveNvklseu8v1mFbdyhdtoE

 

Confira o vídeo do projeto: https://www.youtube.com/watch?v=loKv2B5BZdg

 

Instituto Nacional do Semiárido

 

18/04/2019

Visita do representante do MDR

Visita do representante do MDR

 

Na última terça-feira, dia 16, o Coordenador de Projetos e Polo de Irrigação, Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Antônio Felipe Guimarães Leite, realizou uma visita técnica ao Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), para conhecer o projeto de Segurança forrageira e produção madeireira em bases agroecológicas no Semiárido brasileiro.

Ao chegar em Campina Grande (PB), Antônio Felipe, visitou a sede do Insa e se reuniu com o Diretor, Salomão de Sousa Medeiros e os pesquisadores do Insa, Jucilene Araújo, titular do Núcleo de Produção Vegetal e Geovergue Medeiros, responsável pelo Núcleo de Produção Animal. Além dos pesquisadores Marilene Melo e Mateus Mayer. Em seguida, o Coordenador do MDR se deslocou para o município de Frei Martinho (PB), onde o Insa desenvolve o projeto que será replicado para outros municípios.

 

O projeto intitulado “Segurança forrageira e produção madeireira em bases agroecológicas no Semiárido brasileiro” tem como objetivo estudar a palma forrageira consorciada com leguminosas nativas adaptadas, irrigada com esgoto municipal tratado, visando contribuir com a segurança alimentar do rebanho e com a produção de madeira.

 

No município de Frei Martinho (PB), localizado no Seridó da Paraíba foi implantada uma Unidade de Reúso Agrícola. O projeto é uma realização do Insa em parceria com a Prefeitura Municipal, tendo financiamento do Banco do Nordeste.

 

Guimarães acrescentou que “o objetivo da vinda até a Paraíba é conhecer a experiência que o Insa está fazendo com água de reúso, irrigação e tentar multiplicar a técnica por meio de uma parceria. A ideia é a gente tentar fazer agora três novos projetos, por isso estamos conversando para averiguamos em quais locais a gente fará isso, e viabilizando esses projetos para as prefeituras. A ideia é dá segurança hídrica e forrageira, além servir de vitrine para os municípios e de multiplicador da cultural da palma forrageira na parceria Insa/MCTIC/MDR”

 

Durante a visita acompanharam o representante do MDR, o vice-prefeito de Frei Martinho (PB), Sebastião Pinto Dantas, a secretaria de agricultura, Isabelle Cristina Dantas de Souza Lima e representantes da Câmara Municipal.

 

Reunião

Reunião

 https://youtu.be/loKv2B5BZdg 

 

 

 Texto: Rodeildo Clemente (Ascom do Insa)

Foto: Ascom do Insa

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.