Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Transposição de Bacias > Nível do rio Tocantins sobe em Imperatriz
Início do conteúdo da página

Nível do rio Tocantins sobe em Imperatriz

Publicado: Terça, 04 de Setembro de 2018, 09h58 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h38 | Acessos: 992

Com isso, foi removida, temporariamente, parte da estrutura das praias.


30/08/2018
Nível do rio Tocantins sobe em Imperatriz
Rio Tocantins (Foto: Divulgação)

IMPERATRIZ – O nível do rio Tocantins em Imperatriz começou subir nas primeiras horas desta quinta-feira (30). De acordo com a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, a elevação foi motivada pelo aumento das vazões do reservatório da Serra da Mesa (GO), localizado na cabeceira da bacia do rio e na Usina Hidrelétrica de Estreito, no Maranhão. A vazão de defluência de 816,56 m³/s poderá passar para 3.095,00 m³/s, que representa um aumento de aproximadamente 50 cm do nível do rio na região de Imperatriz.
O superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, afirma que “a oscilação do rio já era esperada, como noticiado anteriormente, porém, sem grandes proporções. Estamos em estado de atenção, acompanhando a evolução da água constantemente, e não se trata de uma enchente repentina ou um alagamento, mas que poderá cobrir boa parte do banco de areia da Praia do Cacau e do Meio”.
Diante disso, a prefeitura adotou medidas de segurança com objetivo de resguardar a estrutura de som e palco, ou qualquer outro equipamento elétrico para prevenir transtornos e prejuízos. Também foram removidas, temporariamente, demarcações das áreas de banho das praias, desligada a rede de energia elétrica e notificados todos os barraqueiros sobre o caso.
A Defesa Civil acompanha a elevação das águas do rio Tocantins duas vezes ao dia, mediante informações do boletim de vazões da Usina Hidrelétrica de Estreito, com previsão de até três dias de antecedência. A régua telemétrica instalada às margens do rio, também, coleta dados em tempo real.
SAIBA MAISNível do rio Tocantins se mantém estável em ImperatrizRio Tocantins vai receber mais água até o fim do período secoNível do rio Tocantins, em Imperatriz, se mantém estávelNível do Rio Tocantins volta a subir, em Imperatriz Famílias ribeirinhas são transferidas para abrigo em Imperatriz

Sobre o assunto
Situação dos Principais Reservatórios do Brasil – 31/08/2018

COMENTÁRIOS
João Suassuna – Pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco
Esse tipo de manobra, de aumento repentino nas vazões do Rio Tocantins, precisa ser melhor esclarecida perante a sociedade. Qual o real objetivo de se defluir, do reservatório Serra da Mesa, esses expressivos volumes? Lembro apenas, ao leitor, que o mencionado reservatório está atualmente com sua capacidade muito baixa (18,92%), o que requer maior atenção, por parte do poder público, principalmente na obediência de uma gestão hídrica mais conservadora, porque, senão, o reservatório poderá correr o risco de vir a entrar em processo de volume morto, com maior rapidez, o que não seria aconselhável, diante da importância que o mesmo representa para a economia regional.
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.