Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Transposição de Bacias > Transposição do Tocantins para o São Francisco, por Roberto Malvezzi (Gogó)
Início do conteúdo da página

Transposição do Tocantins para o São Francisco, por Roberto Malvezzi (Gogó)

Publicado: Terça, 12 de Setembro de 2017, 09h43 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h38 | Acessos: 467

O que está por detrás da transposição do Tocantins para o São Francisco?

Em primeiro, é preciso dizer que essa proposta é mais insana, mais louca que a transposição do São Francisco para outros estados da forma como ela foi feita.
Na verdade, os movimentos socioambientais sempre disseram que o São Francisco tinha pouca água para suportar uma transposição. Era um anêmico que não podia doar sangue. Agora, essa proposta de transpor o Tocantins para o São Francisco só comprova o que sempre dissemos. Está faltando água no São Francisco não só para as comunidades beiradeiras, mas a falta de água inviabilizou a hidrovia do São Francisco, diminuiu a geração de energia e está faltando água até para os perímetros irrigados já instalados. Então, começou a bater o desespero também no setor econômico, naqueles que mais ganham com as águas do Velho Chico. Daí a proposta doida de transpor o Tocantins para aumentar o volume de água do São Francisco, água que ele já teve, mas agora não tem mais.

Para ler a matéria, clique aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.