Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Transposição de Bacias > A INTEGRAÇÃO DAS BACIAS DOS RIOS TOCANTINS E SÃO FRANCISCO(Setembro 2017)
Início do conteúdo da página

A INTEGRAÇÃO DAS BACIAS DOS RIOS TOCANTINS E SÃO FRANCISCO(Setembro 2017)

Publicado: Segunda, 04 de Setembro de 2017, 07h46 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h38 | Acessos: 771

Sabe-se que este projeto é tão antigo quanto o da transposição do São Francisco, e quando, tanto o Tocantins e o São Francisco dispunham de uma vazão muito maior. A média caudal do Tocantins é de 13000 m³/s, no entanto, nos últimos anos por causa dos constantes períodos de estiagem, a vazão ficou em torno de 800 m³/s nos seus 2416 Km.

Quanto ao nosso Velho Chico, tinha uma vazão média de 2700 m³/s, e hoje, encontra-se numa situação de penúria e muita preocupação por parte das populações que o utilizam. A causa maior desse declínio hídrico, é por conta também da estiagem na sua bacia hidrográfica. Aliado a isso, é grande a ação antrópica e demanda pelo uso de sua água. Muitos foram os projetos de irrigação instalados na sua área de abrangência, acarretando o crescimento das cidades a exemplo de Juazeiro e Petrolina com o consequente aumento do consumo humano e industrial.

 

Para ler o artigo completo, clique aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.